O projeto de Fortalecimento da inovação e efetividade na atuação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) visa promover a inovação, a efetividade e a transformação digital do Poder Judiciário em nível estadual.
A iniciativa foi firmada em 2023, fruto de um acordo de cooperação entre o TJBA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU).
As ações empreendidas têm por objetivo desenvolver estudos, métodos e instrumentos que potencializem o controle e a transparência administrativa e processual, bem como a implantação e sustentação de capacidades técnicas, conceituais e operativas voltadas ao aperfeiçoamento da atuação do TJBA.
A iniciativa dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2030 da ONU, atuando para tornar os serviços oferecidos pela Justiça Estadual da Bahia mais eficientes, amplos e acessíveis à população, bem como otimizando a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do Sistema de Justiça Estadual.
**Deveres e responsabilidades**
O(a) Associado(a) de Testes será responsável, sob a supervisão do Analista de Coordenação, pela garantia da qualidade (QA - Quality Assurance) das soluções de tecnologia previstas no Projeto.
O(a) profissional selecionado(a) atuará em estreita articulação com os pontos focais do TJBA e do PNUD, contribuindo nas fases de definição dos requisitos funcionais e das experiências dos usuários e na implementação dos frontends, colaborando para o cumprimento do cronograma estabelecido e a qualidade das entregas realizadas.
Estão previstas as seguintes atividades indicativas:
- Definir, em conjunto com o Analista de Coordenação, a Associada de Negócios e o(a) Product Owner, os cenários e casos de teste, definindo seus requisitos e critérios de aceitação;
- Implementar os cenários e casos de teste da solução, considerando sua arquitetura, utilizando a linguagem de programação, bibliotecas e ferramentas definidos para o projeto;
- Preparar massas de dados para a execução dos cenários e casos de teste da solução, bem como executar testes funcionais, de integração, fim-a-fim, empregando ferramentas adequadas a cada um deles, conforme aquelas definidas para o projeto;
- Identificar as não conformidades observadas durante a realização dos testes, reportando-as à equipe de projeto;
- Definir, em conjunto com a coordenação técnica do Projeto, os Gerentes de Projeto, Arquitetos(as) de Software e a equipe técnica do TJBA, a metodologia de testes a ser empregada nos projetos, integrando as rotinas de testes automatizados ao fluxo de integração e de entrega das soluções; bem como apoiar os(as) Analistas de UI e UX nos testes do framework UIKIT;
- Apoiar a coordenação técnica e a equipe técnica do TJBA na definição dos padrões metodológicos orientados a testes, como TDD (Test Driven Development).
O titular desempenhará outras funções do seu perfil funcional que considere necessárias ao bom funcionamento do programa.
**Arranjo Institucional**
A pessoa contratada será supervisionada pelo Analista de Coordenação.
**Competências**
Alcançar resultados:
LEVEL 1: Planeja e monitora o próprio trabalho, presta atenção aos detalhes, entrega um trabalho de qualidade dentro do prazo
Pensamento inovador:
LEVEL 1: Aberto a ideias criativas/riscos conhecidos, é pragmático para resolver problemas, faz melhoria.
Aprendizagem continua:
LEVEL 1: Mente aberta e curiosa, compartilha conhecimento, aprende com os erros, pede feedback
Adaptar com agilidade:
LEVEL 1: Adapta-se à mudança, lida de forma construtiva com a ambiguidade/incerteza, é flexível
Atuar com determinação:
LEVEL 1: Mostra determinação e motivação, capaz de entregar com calma diante da adversidade, confiança
Engajar-se e ser parceiro:
LEVEL 1: Demonstra compaixão/compreensão para com os outros, forma relacionamentos positivo
Promover diversidade e inclusão:
LEVEL 1: Apreciar/respeitar as diferenças, consciente do preconceito inconsciente, confrontar a discriminação
**Competências multifuncionais e técnicas**
Direção de negócios e estratégia - Pensamento estratégico:
Direção de negócios e estratégia - Pensamento Sistêmico:
- Capacidade de usar análise objetiva e julgamento de problemas para entender como os elementos inter-relacionados coexistem dentro do todo deum processo ou sistema, e considerar como a alteração de um elemento pode impactar outras partes do sistema
Desenvolvimento de negócios - Design centrado no Humano:
- Capacidade de desenvolver soluções para problemas envolvendo a perspectiva humana em todas as etapas do processo de resolução.
Conhecimento e compreensão dos princípios e práticas de design centrado no ser humano.
Gestão de negócios - Gestão de Projetos:
- Capacidade de planejar, organizar, priorizar e controlar recursos, procedimentos e protocolos para alcançar objetivos específicos.
Gestão de negócios - Trabalhar com evidências e dados:
- Capacidade de inspecionar, limpar, transformar e modelar dados com o objetivo de