Queremos inspirar pessoas para que descubram a tecnologia, para que conheçam a inovação e tenham a melhor experiência educacional do Brasil.
/n Mestrado em Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Computação, Física ou áreas correlatas; Experiência em desenvolvimento de pesquisas e soluções em telecomunicações; Domínio em: Sistemas de Telecomunicações; Comunicações Digitais; Comunicações Móveis.
Noções de: Comunicações Ópticas; 5G.
Seria interessante se você tivesse: Cursando Doutorado em Telecomunicações ou áreas correlatas.
/n Liderar tecnicamente o desenvolvimento de atividades de pesquisa no projeto; Representar o Inatel em eventos, congressos ou feiras e apresentação dos projetos para parceiros e autoridades; Realizar o levantamento das demandas de potência dos sistemas OWC; Conceber, projetar e desenvolver soluções de transmissão simultânea de potência e dados usando fibras especiais para sistemas OWC; Pesquisar sobre tecnologia PoF; Realizar a especificação e apoio técnico às compras dos componentes PoF a serem utilizados nos experimentos; Implementar técnicas de Radio-over-Fiber (RoF) e PoF para alimentar remotamente unidades de antena (RAUs) e outros dispositivos em redes 5G e 6G; Investigar o impacto da transmissão óptica de potência sobre a integridade dos sinais de dados em enlaces ópticos e óptico-wireless; Desenvolver e testar arquiteturas de redes híbridas FiWi (Fiber-Wireless), combinando PoF com tecnologias OWC, tais como FSO, VLC, mm-waves; Realizar medições experimentais e simulações numéricas de eficiência energética e estabilidade do PoF em diferentes cenários operacionais; Participar de projetos de pesquisa em colaboração com universidades e centros de inovação; Publicar artigos científicos e contribuir para patentes no campo de fotônica aplicada a redes móveis de nova geração.