O Analista de Trade Marketing:
É um profissional estratégico que atua no desenvolvimento e execução de ações de marketing voltadas para o ponto de venda, com objetivo de aumentar visibilidade dos produtos, otimizar experiência do cliente e maximizar vendas.
Envolve a criação de campanhas promocionais, gestão de materiais de merchandising e alinhamento das estratégias de marketing com equipe de vendas e canais de distribuição. O analista de trade marketing é responsável por garantir que a marca e seus produtos se destaquem de forma competitiva nos pontos de venda.
Responsabilidades:
* Desenvolver e implementar planos de trade marketing adaptados para cada canal de venda, alinhando estratégias com os objetivos comerciais e de marketing da empresa;
* Analisar desempenho dos produtos em cada canal, monitorando KPIs de vendas e participação de mercado;
* Realizar visitas regulares aos pontos de venda para avaliar execução das estratégias e identificar oportunidades de melhoria;
* Coordenar produção e distribuição de materiais de merchandising e de comunicação para cada canal, garantindo que estejam de acordo com a identidade visual da marca;
* Identificar tendências de mercado e comportamento do consumidor em cada canal, fornecendo insights para ajustar as ações de trade marketing;
* Desenvolver parcerias e relacionamento com os principais distribuidores e varejistas, negociando espaços promocionais e buscando maximizar exposição dos produtos e gerar experimentação no PDV;
* Gerenciar verbas de contratos dos clientes;
* Participação efetiva nos calendários promocionais dos principais clientes;
* Analisar dados de mercado (inclusive preço), de vendas e de comportamento do consumidor, identificando tendências e oportunidades para impulsionar o crescimento das categorias;
* Colaborar com as equipes de marketing e vendas para desenvolver e implementar campanhas de ativação, promoções e estratégias de visibilidade nos pontos de venda, além de campanhas para o consumidor final;
* Desenvolver guias de execução (Alimentar e TI);
* Desenvolver Programa de Loja Ideal (Categoria, Canal e Merchan);
* Criar VP para as famílias de produto (Alimentar e TI).