Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina da biblioteca, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados.
Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural.
Colaboram no controle e na conservação de equipamentos.
Participam de treinamentos e programas de atualização.
Explicam aos usuários a linguagem da área de atuação da unidade de informação - códigos e siglas.
**Responsabilidades**:
- Atendimento ao Público: Auxiliar os usuários da biblioteca, fornecendo informações sobre serviços, orientando na localização de materiais e auxiliando no uso de equipamentos.
- Empréstimo e Devolução de Materiais: Registrar empréstimos, devoluções e renovações de materiais, garantindo a organização e controle do acervo.
- Catalogação e Classificação: Auxiliar na catalogação e classificação de materiais de acordo com sistemas de indexação, como o Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD) ou a Classificação Decimal Universal (CDU).
- Organização do Acervo: Manter o acervo organizado nas estantes, realizando arrumação e reposição de materiais, além de garantir a limpeza e conservação dos mesmos.
- Processamento Técnico: Preparar novos materiais para circulação, incluindo etiquetagem, carimbagem, encapamento e registro no sistema de biblioteca.
- Assistência em Pesquisas: Auxiliar usuários na busca por informações, indicando fontes relevantes, fornecendo apoio na utilização de bases de dados e na realização de pesquisas bibliográficas.
- Suporte Administrativo: Realizar tarefas administrativas, como organização de arquivos, controle de inventário, elaboração de relatórios e atendimento telefônico.
Qualificações necessárias:
- **Excelente Organização**: Capacidade de organizar e manter materiais de biblioteca de forma eficiente, incluindo classificação, arrumação de estantes e manutenção da ordem geral do espaço da biblioteca.
- **Atendimento ao Cliente**: Habilidade em fornecer um serviço de atendimento ao cliente de alta qualidade, incluindo auxílio aos usuários da biblioteca na localização de materiais, fornecimento de informações básicas e assistência na utilização de recursos da biblioteca.
- **Comunicação Efetiva**: Habilidades sólidas de comunicação verbal e escrita para interagir com colegas de trabalho, usuários da biblioteca e outros profissionais de maneira clara e cortês.
- **Paciência e Empatia**: Capacidade de lidar com uma variedade de situações e usuários, demonstrando paciência, empatia e habilidades de resolução de problemas ao lidar com solicitações e questões diversas.
- **Discrição e Confidencialidade**: Capacidade de lidar com informações confidenciais dos usuários da biblioteca de forma ética e discreta, garantindo a privacidade e a segurança das informações pessoais.
- **Trabalho em Equipe**: Disposição para colaborar com colegas de equipe em uma variedade de tarefas e projetos, contribuindo para o funcionamento eficaz da biblioteca como um todo.
- Atendimento ao Público: Auxiliar os usuários da biblioteca, fornecendo informações sobre serviços, orientando na localização de materiais e auxiliando no uso de equipamentos.
- Empréstimo e Devolução de Materiais: Registrar empréstimos, devoluções e renovações de materiais, garantindo a organização e controle do acervo.
- Catalogação e Classificação: Auxiliar na catalogação e classificação de materiais de acordo com sistemas de indexação.
- Organização do Acervo: Manter o acervo organizado nas estantes, realizando arrumação e reposição de materiais, além de garantir a limpeza e conservação dos mesmos.
- Processamento Técnico: Preparar novos materiais para circulação, incluindo etiquetagem, carimbagem, encapamento e registro no sistema de biblioteca.
- Assistência em Pesquisas: Auxiliar usuários na busca por informações, indicando fontes relevantes, fornecendo apoio na utilização de bases de dados e na realização de pesquisas bibliográficas.
- Suporte Administrativo: Realizar tarefas administrativas, como organização de arquivos, controle de inventário, elaboração de relatórios e atendimento telefônico.
**Horário**: 13:30 às 22:30 (1h de intervalo).