EXIGÍVEL:Formação acadêmica em pedagogia / Educação InclusivaConhecimento básico sobre práticas de Educação Inclusiva.Conhecimento da legislação que rege as políticas de inclusão.DESEJÁVEL:Conhecer a proposta pedagógica do Grupo Marista.HABILIDADES COMPORTAMENTAIS:Comunicação;Desenvolvimento;Flexibilidade;Foco no Público Alvo;Inovação;Proatividade;Organização e Planejamento;Relacionamento Interpessoal;Trabalho em Equipe;Ética e responsabilidadePontualidade e cumprimento de prazos.O docente assistente realizará a mediação pedagógica, adaptando as linguagens e recursos para o estudante, atuando em parceria e de acordo com as orientações do docente titular. O atendimento pode ser individualizado ou compartilhado, de acordo com as especificidades de cada estudante, a avaliação da equipe pedagógica e a configuração da turma.ATRIBUIÇÕES: Apoiar no atendimento de estudantes com deficiências, promovendo a inclusão social e acadêmica, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências que tornem o processo de ensino e aprendizagem significativo para esses estudantes.Favorecer a interpretação dos estímulos externos, traduzindo-os em linguagens acessíveis aos estudantes com deficiência.Facilitar o entendimento dos encaminhamentos dados pelo Docente Titular, adaptando a linguagem do aluno com deficiência.Documentar as atividades/adaptações realizadas por meio de relatório, apontando informações relevantes sobre o estudante com deficiência junto à equipe pedagógica.Participar das reuniões pedagógicas, formações e atualizações, oferecidas pela unidade trazendo informações relevantes sobre o estudante com deficiência para reflexões e formação continuada.Participar dos atendimentos à família e/ou profissionais que atendem o estudante com deficiência, partilhando informações para qualificar as aprendizagens.Acompanhar a transição de série e segmento dos estudantes com deficiência, mantendo continuidade no processo de ensino e aprendizagem.Acompanhar e observar os estudantes com deficiência nas diversas atividades fora de sala: recreio, oficinas, estudos de meio, entre outros.Apoiar a leitura e interpretação de textos, enunciados, consignas, se necessário, em diferentes situações de aprendizagem, incluindo os momentos avaliativos.Acompanhar os registros diários da agenda dos estudantes com deficiência, verificando o cumprimento de tarefas, assim como a comunicação estabelecida da família com o colégio, por meio desta documentação.Acompanhar os estudantes com deficiência, se necessário, na higiene, banheiro, locomoções, auxiliando e promovendo a autonomia.