Job descriptionVocê tem interesse em atuar em um time multidisciplinar, colocar em prática seu conhecimento e aprender cada dia mais como Bolsista?
Entre neste link para ter acesso ao Edital 008/2025: Edital 008_2025.pdf Se sim, temos uma oportunidade para você!
Main responsibilitiesCabe ao Bolsista VII: Atividades básicas:
Revisão de literatura;Interpretação de dados;Desenvolvimento e implementação de métodos analíticos;Validação dos métodos desenvolvidos;Montagem de relatórios a partir dos dados gerados;Apresentação oral/escrita de resultados obtidos;Preparação de textos, matérias e artigos científicos para divulgação dos métodos desenvolvidos e resultados;Montagem de POPs e ASTs;Seguir medidas de biossegurança, como a utilização adequadas de EPIs e EPCs, seguindo as normas do laboratório para manipulação de amostras biológicas previstas em manual de biossegurança;Seguir as boas práticas e os procedimentos padronizados e estabelecidos no laboratório para o controle de qualidade do serviço prestado.Atividades de Biologia Sintética: Aplicação de fundamentos de Biologia Molecular;Aplicação de fundamentos da Microbiologia;Manipulação de amostras biológicas;Preparo de soluções e MIX de reagentes com pipetagem de pequenos volumes;Avaliação e desenho de sequências de oligonucleotídeos e genes sintéticos;Análise de qualidade de sequências;Atividades Específicas:
Expressão heteróloga de proteínas;Análise estatística de dados, otimização de parâmetros de produção, desenvolvimento de ferramentas para melhoria contínua e métodos de análise de qualidade;Planejamento e desenho in sílico de genes, partes biológicas, vetores de edição epissomais e RNA guias;Execução experimental de engenharia genética e modificação de cepas;Planejamento e execução experimental de downstream de processos fermentativos;Programação e operação de equipamentos automatizados de manipulação de líquidos, como Microlab STAR e Opentrons OT-2;Implementação e validação de metodologias de clonagem automatizadas;Validação de protocolos para síntese de DNA com sintetizador de oligonucleotídeos. Requirements and skillsRequisitos dos Bolsista VII: Ter perfil acadêmico e profissional adequado à atividade a ser desenvolvida e boa condição de saúde para a realização das atividades presenciais no que couber;Ter Currículo Lattes cadastrado e atualizado na base de dados do CNPq na data de candidatura;A experiência será comprovada por meio do Currículo Lattes e documentos que serão entregues ao SENAI CETIQT;Ter e apresentar, quando solicitado, os seguintes documentos: a) Currículo Lattes; b) CPF; c) RG; d) carteira de trabalho; e) comprovante de residência; f) comprovação de titulação acadêmica;Ter disponibilidade para cumprir as horas e as etapas do projeto que irá concorrer;O candidato à bolsa não pode ser empregado ou dirigente do SESI, SENAI, IEL e Federação das Indústrias;Ter disponibilidade de comparecer e se apresentar, cumprindo o total de horas de pesquisa previstas no Projeto, junto à sede do Instituto de Inovação SENAI, na unidade localizada no Parque Tecnológico na Ilha do Fundão RJ e, ainda, em outra localidade previamente informada, conforme estabelecido no projeto.Requisitos específicos do Bolsista VII: Formação acadêmica de nível de graduação (bacharelado ou licenciatura) e doutorado nas áreas abaixo:
Farmácia;Engenharia Química;Química;Química Industrial;Engenharia de Bioprocessos;Engenharia de Alimentos;Biologia;Biotecnologia;Microbiologia;Regulação Celular.Profissional com experiência em atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação e atuação na indústria de no mínimo 15 anos. Requisitos gerais: A concessão de bolsas deve estar necessariamente vinculada a projetos em execução pelo SENAI CETIQT;O candidato à bolsa deve ter disponibilidade para as etapas do projeto que irá concorrer, conforme delimitado na descrição da vaga, ciente de que as atividades deste edital podem ser preponderantemente presenciais;A qualquer tempo, o edital pode ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Diretoria Geral do SENAI CETIQT, seja por motivo de interesse da Instituição ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza;Profissionais com vínculo celetista ou estatutário somente poderão ser bolsistas caso comprovem dispor de carga horária compatível com as atividades do projeto;Entregar documentação obrigatória necessária para implementação da bolsa pesquisa;Aos bolsistas não se aplica o regime de férias estabelecido na norma laboral.
Os períodos de recesso, feriados e outros que impliquem ausência de expediente aplicar-se-ão aos bolsistas para os devidos fins. Additional informationBolsa pesquisa mensal conforme tabela abaixo estabelecida: Mais algumas informações:
O processo seletivo será realizado de acordo com as seguintes etapas e cronograma abaixo:
Nota: Todas as etapas são eliminatórias.
Local: na unidade localizada no Parque Tecnológico na Ilha do Fundão RJ e, ainda, em outra localidade previamente informada, conforme estabelecido no projeto.
Toda a nossa comunicação é feita por e-mail e WhatsApp, atente-se à atualização dessas informações no seu currículo! Venha fazer parte do nosso time!
#J-18808-Ljbffr