Missão: Responsável por desenvolver, sustentar a cultura DevOps através da disseminação de valores, princípios, ferramentas e práticas DevOps, com o objetivo de impulsionar a excelência operacional e maximizar a entrega de valor para os produtos da TOTVS em uma nuvem de propósito específico.
Responsabilidades: Multiplicar nos diferentes times de desenvolvimento de software cultura, ferramentas e práticas DEVOPS, por meio da criação e condução de capacitações, workshops e vídeos; Acompanhar os times, fornecendo melhores práticas e habilidades que viabilizem a evolução; Desenvolver planos de melhorias, através de análise de dos Assessments de maturidade DevOps; Desenvolver e Compartilhar padrões e boas práticas com os times, através de documentação, divulgação e consultoria sobre os temas abordados; Desenvolver, projetar e pesquisar ferramentas que auxiliem no dia a dia da sustentabilidade do código, infraestrutura e organização, por meio de análise criteriosa sobre os impactos gerados; Garantir os padrões estabelecidos corporativamente, por meio de orientação sobre a importância de utilização dos mesmos e controle para identificar desvios nos processos e melhorando o modelo corporativo; Garantir os processos de DevOps, através de ferramentas corporativas e boas práticas de mercado; Elaborar apresentações técnicas e gerenciais, através de análise crítica sobre o tema abordado; Gerenciar ferramentas corporativas de DevOps, por meio de controles técnicos e orçamentários; Avalizar migrações de ferramentas, por meio de participações em agendas para levantamento ou execução de atividades.
Responsabilidades e atribuições Conhecimentos Específicos: 1.
Conhecimento de Ferramentas e Tecnologias: Ferramentas de CI/CD: Experiência em ferramentas como Jenkins, GitLab CI, Travis CI ou CircleCI para automação de integração contínua e entrega contínua.
- Avançado Contêineres e Orquestração: Conhecimento em Kubernetes e serviços gerenciados de orquestração como GKE, AWS.
- Avançado IaC (Infraestrutura como Código): Proficiência em ferramentas como Terraform, Ansible, Chef ou Puppet para automação de infraestrutura.
- Avançado Monitoramento e Logging: Conhecimento em ferramentas de monitoramento como Prometheus, Grafana, ELK Stack (Elasticsearch, Logstash, Kibana) ou Splunk.
- Avançado Versionamento de Código: Habilidade em usar sistemas de controle de versão como Git.
- Avançado Ferramentas de Qualidade de Código (Ex: SonarQube, Checkmarx) - Avançado 2.
Conhecimento em Linguagens de Programação: Scripting: Experiência usando golang para criação de operadores e/ou python para automação de tarefas.
- Avançado Automação: Capacidade de desenvolver scripts e pipelines de automação para otimizar processos.
- Avançado Resiliência e Recuperação: Implementação de estratégias avançadas para resiliência e recuperação de sistemas.
- Avançado 3.
Arquitetura de Sistemas: Compreensão de arquiteturas de sistemas escaláveis e altamente disponíveis.
- Avançado Compreensão de padrões de arquitetura de microservices.
- Avançado 4.
Resolução de Problemas e Diagnóstico: Troubleshooting: Habilidade em diagnosticar e resolver problemas complexos de infraestrutura e aplicativos.
- Avançado Avaliação de Desempenho: Monitoramento e otimização contínua do desempenho de sistemas e infraestrutura.
- Avançado 5.
Conhecimento em Práticas DevOps: Cultura DevOps: Compreensão profunda dos princípios e práticas da cultura DevOps.
- Avançado Melhoria Contínua: Foco em identificar oportunidades de melhoria contínua nos processos de desenvolvimento e operações.
- Avançado 6.
Cloud Computing: Plataformas em Nuvem: Experiência em pelo menos uma plataforma em nuvem (AWS, Azure, Google Cloud), compreensão dos serviços oferecidos incluindo o uso eficaz de serviços gerenciados.
- Avançado 7.
Gestão de Configuração: Conhecimento de práticas de gestão de configuração para garantir consistência e controle na infraestrutura.
- Avançado 8.
Conhecimento nos produtos TOTVS: Protheus e/ou fluig.