Descrição de CargoATIVIDADESDesenvolver e implementar políticas e procedimentos de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente em conformidade com as leis e regulamentações locais e internacionais;Eliminar/reduzir as áreas de periculosidade, bem como auxiliar na redução (onde possível) da exposição frente a insalubridade, de acordo com a legislação vigente.Organizar, desenvolver e executar programas de treinamento geral.Propor, elaborar e executar projetos para atendimento de normas e sistemas relacionados à segurança do trabalho e meio ambiente, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e controle de resíduos.Assessorar os diversos departamentos em questões de segurança do trabalho e meio ambiente.Gestão de EPIs e EPCs: Controlar o estoque e a distribuição de EPIs e EPCs, assegurando que estejam em boas condições e que os colaboradores sejam devidamente orientados quanto ao seu uso.Monitorar e relatar o desempenho ambiental da empresa, incluindo a gestão de resíduos industriais, gestão de recursos naturais e emissões atmosféricas.Fiscalização de Normas e Procedimentos: Garantir o cumprimento das normas regulamentadoras (NRs) e políticas internas de segurança, realizando auditorias e inspeções periódicas.Coordenar e monitorar: PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e relatórios de acidentes de trabalho.Investigação de Acidentes: Investigar acidentes de trabalho, analisando causas, fatores contribuintes e implementando ações corretivas e preventivas para evitar recorrências, além de registrar toda a investigação em sistema interno.Atendimento a Emergências: Monitorar a brigada de emergência, verificando a execução de exercícios simulados e primeiros socorros.Monitorar/emitir relatórios, mapas de risco, pareceres técnicos, auxiliar em laudos periciais, entre outros documentos de EHS; divulgar resultados e planos de trabalho; documentar melhorias e lições aprendidas; manter os documentos sob responsabilidade do EHS atualizados e aderentes às normas/regulamentos vigentes.Auxiliar os membros do time EHS (nível Brasil) no atingimento de metas corporativas e mantenimento da saúde dos colaboradores.Relacionamento com Órgãos Reguladores: Manter comunicação e relacionamento com órgãos de fiscalização e regulamentação, como o Ministério do Trabalho, e participar de vistorias e auditorias.Elaborar relatórios e apresentações sobre a segurança do trabalho para a gerência e outros stakeholders.Elaborar documentos relacionados à NR12.RequisitosFORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDACurso superior em engenharia com especialização em Segurança do Trabalho (concluído ou cursando);Técnico de segurança do trabalho com registro no MTE.FORMAÇÕES E REGISTRO PROFISSIONAIS OBRIGATÓRIOSInglês Intermediário;Curso de auditor interno (ISO 9001 /14001 / 45001).FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (DIFERENCIAL)Condução de processos de melhoria contínua;Formação adicional em meio ambiente;Conhecimento em análise ergonômica do trabalho;Cursos de especialização ou aperfeiçoamento em áreas como gestão de riscos, higiene ocupacional, primeiros socorros e riscos industriais;Capacidade de gerenciar tempo e recursos de forma eficaz;Habilidade para redigir relatórios técnicos claros e objetivos e para trabalhar em equipe;Conhecimentos Técnicos: Conhecimento aprofundado das normas regulamentadoras (NRs) e das legislações pertinentes à segurança e saúde ocupacional;Habilidades de Comunicação: Capacidade de comunicar de forma clara e eficaz, tanto na elaboração de relatórios quanto na condução de treinamentos;Atenção aos Detalhes: Habilidade para identificar riscos e inconformidades, e propor soluções práticas e eficazes;Proatividade e Iniciativa: Capacidade de tomar a iniciativa em situações de risco, implementando medidas preventivas e corretivas de forma proativa.EXPERIÊNCIAMicrosoft Office, SAP;Experiência prévia na área de segurança do trabalho, preferencialmente em indústrias ou setores com maior risco ocupacional;Ferramentas de Melhoria Contínua.
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