**Cargo**:Analista Contábil
**Função**:Executar a análise, classificação e conciliação contábil da movimentação financeira e fiscal da empresa, bem como assegura entregas acuradas e dentro dos prazos estipulados.
**Resumo**:
Reportando-se ao Controller Financeiro, faz a análise contábil dos documentos processados pela empresa (Notas Fiscais, Faturas, Pagamentos e Recebimentos, Tributos etc.) verificando o preenchimento correto dos mesmos obedecendo critérios legais e diretrizes internas da empresa, conciliando e classificando-os conforme o Plano de Contas Contábil e preparando a emissão dos relatórios e demonstrativos periódicos sobre o desempenho da empresa.
**Descrição**:
- Diariamente recebe e confere documentos processados pela empresa referentes à sua movimentação contábil e financeira, compreendendo a verificação de notas fiscais para apurar o faturamento e recolhimentos dos impostos, conferência das contas a pagar e a receber para controle do fluxo de numerário, conciliação bancária para aferir a exatidão dos lançamentos etc. Apura eventuais divergências e processa a devida correção dos dados.
- Classifica os documentos conforme o Plano de Contas e faz os lançamentos contábeis, por conta e em ordem cronológica, especificando valores, tributos, favorecidos etc. preparando as informações para apuração dos resultados periódicos da empresa (balancetes, demonstrativos de lucros e perdas, informes diversos e outros). Insere o cadastro dos produtos e fornecedores no sistema informatizado da empresa de acordo com o Plano de Contas, para controle dos lançamentos contábeis.
- Analisa as retenções de impostos retidos na fonte nas Notas Fiscais de prestação de serviços observando a aplicação correta das alíquotas antecipando os devidos lançamentos contábeis. Pode acessar os sites das Prefeituras Municipais do domicílio do prestador para registro e controle da retenção do tributo devido (ISS).
- Busca orientações e soluções referentes às suas atividades de contabilização, acessa bibliografia, textos, Internet, etc. com o objetivo de atualizar-se sobre a legislação fisco-contábil, auxilia no atendimento de Fiscais e Auditores prestando-lhes os esclarecimentos solicitados ou responsabiliza-se pela emissão de documentos diversos (questionários de Órgãos Públicos, por exemplo) para cumprimento de exigências legais.
- Semanalmente faz a conciliação contábil dos pagamentos a fornecedores e do “pequeno caixa” para despesas de pouco valor. Analisa eventuais divergências e procede às devidas correções.
- Mantém controle e cuida da organização do arquivo de documentos processados na área: extratos de movimentação bancária, Notas Fiscais não utilizadas, cópias de cheques, certidões negativas etc. para fazer frente às eventuais fiscalizações, controles internos ou contabilização.
- Mensalmente participa do fechamento contábil do período para emissão dos relatórios com o propósito de apurar o desempenho financeiro da empresa e recolhimento dos impostos devidos: apura os impostos a recolher ou compensar, concilia pagamentos e recebimentos com extratos bancários, provisões de despesas de pessoal e Folha de Pagamento, valores de correção e depreciação do ativo fixo, cobra acertos de adiantamentos, etc. reunindo as informações para emissão dos relatórios, declarações, solicitações de pagamentos e demonstrativos de ordem geral. Analisa eventuais divergências e procede às devidas correções.
- Emite relatórios e demonstrativos sobre o desempenho financeiro da empresa no período baseando-se nos lançamentos diários. Corrige eventuais divergências, cobra a necessidade de ajustes por outras áreas e apura os resultados emitindo quadros estatísticos, gráficos e resumos para apreciação do superior.
- Anualmente participa nos fechamentos contábeis do período para avaliação dos resultados pelos acionistas e cumprimento das obrigações legais: auxilia na emissão de relatórios e quadros demonstrativos, arquiva e/ou encaminha documentos, apura diferenças de lançamentos, confere e ajusta provisões.
- Eventualmente faz a baixa das perdas referentes a devedores duvidosos, para efeitos de contabilização: levanta as pendências, informa a área de Contas a Receber para identificação e avaliação da situação desses clientes e, se confirmadas as perdas, faz os devidos lançamentos no sistema.
- Executa outras tarefas relacionadas com o cargo, a critério do superior
**Competências**:
Escolaridade: Curso Superior completo (Ciências Contábeis) ou nível Médio Técnico completo (Ciências Contábeis)
Desejável: Excel avançado
Idioma: Inglês, pode ser um diferencial
Sistema: Experiência com ERP Sankhya, pode ser um diferencial
Salário CLT + Benefícios