O Analista de Sinistros realiza análise de processos de sinistros, confrontando a reivindicação do associado com os termos do regulamento. Estuda evidências da ocorrência do sinistro, avaliando causas e efeitos e analisando informações sobre natureza e avarias. Confere a veracidade dessas informações, confrontando-as com Boletim de Ocorrência e laudos apresentados. Pode solicitar informações complementares, vistoria ao bem sinistrado ou, mesmo, sindicância sobre o sinistro, para evitar ilícitos. Realiza o procedimento de liquidação calculando o valor de indenização e, se for o caso, encaminhando o processo para pagamento ao associado.Presta informações e, sempre que possível, atende aos associados, agilizando o envio de documentações para reduzir o tempo para conclusão do processo. Propor sindicância sempre que necessário; Avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal - causa e efeito; Expressar-se de forma oral e escrita; Realizar entrevista com associados e/ou terceiros sobre o sinistro; Analisar fotos e documentos do evento; Identificar possíveis fraudes; Elaboração de negativas; Aplicação do código de trânsito brasileiro, regulamento interno e legislação vigente; Monitoramento de prazos e fluxos dos sinistros; Realizar o procedimento de liquidação/indenização; Alimentação e manutenção no sistema das informações referentes aos sinistros; Atendimento ao associados e terceiros presencialmente ou pelos canais de comunicação; Rotinas administrativas.