Orientar as atividades da segurança do trabalho, investigando riscos, causas de desvios, incidentes e acidentes, efetuando os registros, analisando e atuando nas medidas corretivas e preventivas mapeadas. - Auditar os postos de trabalho, instalações e equipamentos, identificando fatores de riscos, possibilidades de incidentes e acidentes. Atuando preventivamente junto aos gestores. - Revisar os dispositivos de Segurança, Instalação e mudanças nos Equipamentos, prevenindo desvios, incidentes e acidentes. - Em conjunto com a Brigada e/ou times da obra, inspecionar e garantir que o sistema de combate a incêndios e demais equipamentos de proteção estejam em perfeitas condições de utilização. - Com base nas ferramentas aplicadas e/ou auditorias realizadas e/ou recebidas, elaborar plano de Ação e conduzir os ajustes que se fizerem necessários. - Manter contato com o serviço médico, viabilizando o atendimento nos eventuais casos de acidente, acompanhando o trabalhador e viabilizando realocação de atividades, se necessário. - Elaborar os indicadores de eficiência da área, bem como frente aos programas e processos implantados (Ex.: PGR, PCMSO e LTCAT); - Conhecer as NR´s, orientando os gestores e prestadores de serviço no que se refere à observância e atendimento aos colaboradores, a segurança e saúde das pessoas que realizam as atividades determinadas; - Promover e realizar treinamentos sobre segurança, saúde e qualidade de vida no trabalho. - Em conjunto com os gestores promover Campanhas educativas sobre segurança e saúde do trabalho, elaborando os materiais (inclusive treinamento formal). - Garantir a aplicação e execução dos Programas Legais, treinamentos obrigatórios e reuniões de trabalho com as equipes da unidade. - Orientar sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e coletiva (EPC), garantindo que eles atendam aos requisitos da proteção, tais como CA, prazo de validade, calibração - Atuar na prevenção de danos ambientais e acidentes de processo e/ou danificação das ferramentas de trabalho, maquinário e equipamentos em geral. - Executar outras tarefas compatíveis com as exigências para o exercício da função. - Possuir amplo conhecimento nas legislações de Segurança do Trabalho, em especial na Gestão das Normas Regulamentadoras (NR´s) e eSocial; - Criar procedimentos para combate a incêndio e primeiros socorros - Brigada de Incêndio; Domínio do Pacote Office (word, Excel e Power point).