**Responsabilidades e atribuições**
- Planeja, coordena e/ou executa auditorias internas do sistema de gestão da qualidade, equipamento e procedimentos relacionados com a qualidade (Normas RDC 665/2022 e ABNT NBR ISO 13485:2016) visando identificar não conformidades e orientar os usuários quanto aos procedimentos adequados abrangendo a avaliação dos processos internos, registro de não conformidades com os procedimentos definidos (falhas em operações, processos, entre outros) e emissão de registros para ações preventivas ou corretivas cobrando dos responsáveis pelas áreas as devidas providencias para a solução das pendências;
- Autoridade para segregar produtos não conforme e parar a produção quando identificado algum processo não conforme;
- Coordena a atuação das várias áreas integrantes do sistema de gestão da qualidade orientando-as quanto às recomendações feitas para correção das não conformidades constatadas nas auditorias ou na adoção de medidas preventivas, visando a manutenção da certificação de qualidade obtida;
- Cuida da organização do arquivo (físico e digital) da documentação do sistema da qualidade e mantém controle sobre a distribuição e circulação dos documentos internamente.
Autoridade para elaborar, revisar e aprovar documentos do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Pode atuar, se indicado para a função, como Responsável Técnico pelos produtos comercializados pela empresa abrangendo o atendimento dos requisitos de órgãos regulatórios no que se refere a autorizações de importações, acompanhamento de processos de registros de produtos, inspeções e auditorias além de representar a empresa frente a fiscalizações dessa natureza;
- Estipula ou monitora índices estatísticos que indicam tendências ou possibilidades que possam comprometer a garantia de qualidade dos processos, visando a manutenção da certificação da empresa.
- Agenda e organiza reuniões para apresentar o status do sistema da qualidade solicitando providencias para agilizar e corrigir eventuais falhas que possam comprometer a certificação.
Prepara, distribui e controla as atas das reuniões para efeitos de controle e auditorias;
- Acompanha a programação de manutenção e calibração externa de instrumentos, máquinas e equipamentos visando a conservação da precisão dos resultados dentro dos padrões de certificação.
- Mantém o controle das revisões através de planilhas, acompanha a execução do trabalho e atenta para a qualidade do mesmo, liberando o uso.
Orienta ou faz a validação de novos equipamentos quando de sua aquisição;
- Coordena e/ou executa a divulgação da Política da Qualidade da empresa bem como a realização de treinamentos a funcionários referentes ao sistema de garantia de qualidade orientando-os quanto às normas e procedimentos vigentes visando evitar-se não conformidades e a manutenção da certificação da empresa.
- Prepara e distribui material informativo para conscientização e envolvimento das demais áreas da empresa;
- Exerce controle da renovação e auditorias das normas do sistema da garantia da qualidade aplicáveis à atividade da empresa visando atualizar o sistema evitando-se sua obsolescência;
- Mantém-se atento a novas normas, resoluções e demais leis que possam atender às exigências da certificação de qualidade de produtos procurando a constante atualização do sistema de garantia de qualidade utilizado e evitando-se não conformidades que possam comprometer o desempenho da empresa.
Utiliza-se de acessos à Internet, leitura de bibliografia
- especializada, contatos com entidades vinculadas à qualidade para tal fim;
- Prepara mapas e quadros demonstrativos sobre o desempenho da área, para avaliação e controle do superior;
- Orienta a qualificação de fornecedores de serviços críticos observando a qualidade e presteza de atendimento, atendendo diretrizes do sistema definidos em auditoria;
- Executa outras atividades relacionadas com o cargo, a critério do superior.
**Requisitos e qualificações**
- Graduação completa em Administração ou Engenharias;
- Conhecimento das Normas ABNT NBR ISO 13485:2016 e RDC 665/2022.
**Diferencial**:
- Desejável experiência com Indústrias de produtos para a saúde.
**Informações adicionais**
Regime de contrato: prestação de serviços (Pessoa Jurídica - PJ).
Patrimonial