Descrição do Cargo
Como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são definidas como estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde/Estratégia Saúde da Família (UBS/ESF) e a Rede Hospitalar, devendo compor, junto com estas, uma rede organizada de atenção às urgências, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências.
Funções Principais
* Prestar assistência direta aos pacientes nas ambulâncias;
* Conhecer integralmente todos os equipamentos, materiais e medicamentos disponíveis na ambulância;
* Garantir a atenção médica ao paciente, até a sua recepção por outro médico nos serviços de urgência: obedecer ao código de ética médica;
* Requisitar os recursos necessários para o pronto atendimento das ocorrências, agindo como estrutura de apoio destinado a facilitar a ação dos órgãos competentes;
* Aicionar e realizar a interlocução do sistema de plantão 24 horas dos órgãos envolvidos, quando necessário;
* Participar da elaboração e cumprir protocolos assistenciais tendo em vista as políticas de saúde vigentes;
* Comunicar as ocorrências aos órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, bem como aos de outras esferas de governo, de acordo com a natureza dos fatos, observadas as atribuições de cada órgão a ser envolvido, solicitando as providências;
* Receber e organizar as informações sobre os fatos excepcionais, sem prejuízo das competências estabelecidas pela legislação federal e municipal;
* Registrar todas as suas atividades, inclusive a comunicação ao órgão da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, bem como aos órgãos de outras esferas de governo;
* Elaborar relatório de cada ocorrência, submetendo-o ao superior imediato;
* Participar das ações de parceria entre a unidade de saúde e as instituições de ensino, considerando a indissociabilidade da relação entre ensino e serviço, apoiando o desenvolvimento de campos de estágio, pesquisa e/ou residência no seu setor de trabalho;
* Apoiar e propiciar condições para aquisição de conhecimentos no campo profissional de estagiários e/ou residentes nas atividades assistenciais sob sua responsabilidade, quando solicitado e conforme avaliação junto ao gestor imediato;
* Observar o cumprimento dos aspectos éticos envolvidos na assistência ao usuário, quando os espaços de atendimento e a realização de procedimentos envolvam a participação de estagiários, pesquisadores e/ou residentes;
* Participar das oportunidades de formação e desenvolvimento ofertadas como contrapartida pelas instituições de ensino;
* Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
* Executar as atribuições determinadas pela Instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais - LGPD;
* Realizar as atividades de área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
Requisitos e Habilidades
* Graduação Completa em Medicina, com experiência de 24 meses com atendimento do SAMU Urgência e Emergência. Preferencialmente pós-graduação ou Especialização nas áreas de Clínica médica, Cirurgia Geral, Intensivista, Vascular ou Urgência e Emergência.
Informações Adicionais
Atuação 100% presencial em Diadema.