A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade. É uma organização local vinculada ao contexto internacional, por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que estimulou a criação da AVSI Brasil. Sua missão é tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas. Desde 2019, o projeto Acolhidos por meio do Trabalho tem sido implementado com o propósito de melhorar as condições de vida e fomentar a dignidade das pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas no Brasil.
O projeto opera em quatro esferas:
A primeira atuando no fortalecimento das capacidades individuais para promover a autonomia, por meio da realização de cursos profissionalizantes e de português destinados à população abrigada.
A segunda na facilitação do processo de integração socioeconômico em novas localidades por meio da estratégia de interiorização.
A terceira no aprimoramento das condições de vida, saúde e higiene dos venezuelanos abrigados, através de atividades relacionadas à WASH.
A quarta na construção de um cultivo urbano agroecológico destinado à população indígena abrigada.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO:No contexto da estratégia de interiorização, o projeto trabalha com duas modalidades: abrigo-abrigo e a Vaga de Emprego Sinalizada (VES). Nesse sentido, as atividades realizadas nessa esfera objetivam a integração socioeconômica de venezuelanos abrigados em Boa Vista em novas localidades do Brasil. Por meio da Casa Bom Samaritano, o projeto apoia a realocação voluntária de refugiados e migrantes venezuelanos para Brasília/DF, com o objetivo de trabalhar a integração local dessa população no Distrito Federal.
Dessa forma, o(a) Coordenador(a) do Centro de Acolhida será responsável por coordenar e monitorar todas as atividades da Casa Bom Samaritano, em estreita colaboração com o IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos). O(a) Coordenador(a) será vinculado de forma hierárquica ao Gerente Especial do projeto, com foco na gestão administrativa, financeira, na coordenação da equipe técnica e na articulação de parcerias com representantes governamentais, agências da ONU e organizações da sociedade civil, promovendo também a sustentabilidade da iniciativa.
Além disso, o(a) Coordenador(a) garantirá a implementação e a manutenção contínua da metodologia de cogestão da Casa Bom Samaritano, assegurando que as funções e responsabilidades, tanto da equipe quanto dos migrantes/refugiados, sejam cumpridas de forma adequada e eficiente.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES DO CARGO:Acompanhamento da execução da metodologia de cogestão:
Organizar e monitorar o desenvolvimento das atividades da Casa Bom Samaritano.
Garantir que a metodologia de cogestão da Casa Bom Samaritano seja executada de forma eficaz, assegurando a participação ativa dos acolhidos na gestão do centro.
Monitorar a implementação contínua dessa metodologia, ajustando os processos conforme necessário para garantir sua sustentabilidade e adaptação às necessidades dos acolhidos.
Acompanhar o trabalho dos consultores contratados para apoiar no processo de revisão e implementação da metodologia.
Gestão administrativa e operacional:
Coordenar as atividades diárias da casa Bom Samaritano, garantindo a execução eficiente dos processos operacionais.
Supervisionar e otimizar a utilização dos recursos administrativos e financeiros, assegurando a conformidade com as políticas e diretrizes da AVSI Brasil.
Assegurar que todos os documentos e registros do centro sejam organizados e mantidos de acordo com as normas estabelecidas.
Articulação de parcerias:
Coordenar a parceria com o IMDH (Instituto Migrações e Direitos Humanos), garantindo alinhamento e sinergia nas ações entre as duas entidades.
Estabelecer e manter parcerias estratégicas com organismos governamentais, agências da ONU, ONGs, organizações da sociedade civil e outros prestadores de serviços relevantes para o projeto.
Coordenar a implementação de atividades conjuntas com parceiros, garantindo o alinhamento das ações e a obtenção de resultados eficazes.
Manter comunicação constante com o escritório do projeto em Boa Vista, assegurando a presença mínima de 60 pessoas na estrutura, permitindo o funcionamento da co-gestão.
Acompanhamento e acolhimento de novos beneficiários:
Coordenar e acompanhar o processo de seleção e acolhimento de refugiados e migrantes venezuelanos, garantindo que todos os critérios de seleção sejam cumpridos e que o processo de chegada seja bem organizado.
Forma de Contratação
#J-18808-Ljbffr