Emitir o faturamento da empresa, recebendo os pedidos de vendas, conferindo os dados lançados (tipo de produto, alíquotas da tributação e identificação do cliente, por exemplo). Logo, deve expedir o documento, assim como a sua respectiva etiqueta de identificação. Em seguida, precisa destacar e encaminhar as vias para que a mercadoria seja contabilizada e liberada. Por último, necessita arquivar os comprovantes das NFs emitidas, para que se tenha controle da entrega. Deve responsabilizar-se, também, pela expedição das Notas Fiscais que se referem a devoluções de pedidos.
- Preparar os romaneios, onde deve resumir toda a expedição das faturas daquele período, detalhando, assim, as quantidades faturadas, os nomes dos clientes, os valores e a empresa transportadora, por exemplo. Tudo isso para que os gestores e as demais áreas envolvidas tenham controle do processo.
- Acompanhar e atualizar os sistemas para lançamento, visando fazer o controle de pagamentos e demais procedimentos.
- Realizar o arquivo do montante de Notas Fiscais emitidas naquele período (NFs de saída, remessa, transferência e canceladas). Pode ainda, por meio do acesso ao sistema, preparar um material demonstrativo para encaminhar para a contabilização.
- Deve dar andamento aos processos para a devolução de produtos pelos clientes para efeitos de contabilidade e de posicionamento do estoque. Nesse caso, deve-se acessar o sistema e registrar os devidos dados do produto, discriminar o cliente e explicar o motivo da devolução, por exemplo.