Executar as atividades inerentes à gestão de riscos corporativos, compreendendo a identificação, análise, avaliação, classificação, orientação, monitoramento, comunicação e revisão de análise crítica de riscos junto aos gestores responsáveis pelo tratamento dos riscos mapeados.
**Responsabilidades e atribuições**
Elaborar, revisar e implementar processos de controles internos, gestão de riscos e compliance.
Elaborar, revisar e divulgar políticas, normas, procedimentos, metodologias, guias e manuais pertinentes a controles internos, gestão de riscos e compliance.
Identificar, mapear analisar e revisar os riscos envolvidos nos negócios das empresas do grupo, visando atender aos objetivos da alta administração, em conformidade com as leis e normas vigentes dos órgãos reguladores, a fim de reduzir exposição aos riscos inerentes em cada um dos negócios.
Orientar e monitorar, continuamente, a aplicação da metodologia de gestão de riscos para a tomada de decisão pelos gestores, considerando a priorização e o nível de tolerância ao risco aprovados pela alta gestão, para que os gestores os mantenham em níveis aceitáveis.
Orientar, numerar e acompanhar os prazos dos planos de ação de tratamento de riscos desenvolvidos pelos gestores.
Comunicar à gerência Jurídica, Riscos, Compliance e SSMA, um evento de exposição ao risco de um evento iminente, em andamento ou finalizado, por desvio ou omissão dos gestores na aplicação da metodologia de controle.
Comunicar imediatamente eventos desconhecidos ou que podem gerar a materialização de riscos no curto prazo à gerência Jurídica, Riscos, Compliance e SSMA.
Calcular métricas de risco tradicionais, como volatilidade e _drawdown _(perda máxima observada dentro de um certo intervalo de tempo).
Elaborar, analisar e apresentar indicadores relacionados a risco para a alta gestão.
Atender auditoria interna, externa e de órgãos reguladores.
Identificar consultorias especializadas, solicitar a contratação para eventos específicos, acompanhar a aprovação da contratação pela gerência imediata, solicitar orçamentos ao departamento de Compras, acompanhar a contratação, a execução dos serviços e o pagamento.
Realizar auditorias e testes de controle e conformidade nos processos de controles internos, gestão de riscos e compliance.
Buscar informações sobre tendências e inovações de controles internos, gestão de riscos e compliance, bem como avaliar vantagens e custos envolvidos para a implementação destas melhorias nos processos.
Disseminar a cultura de controles internos, gestão de riscos e compliance, por meio de campanhas, programas, treinamentos periódicos e atividades de educação aos colaboradores.
**Requisitos e qualificações**
Superior Completo em administração, economia, direito, engenharia ou áreas correlatadas
Cursos complementares em Projetos, Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance
Inglês intermediário/avançado
Experiência de 05 anos na área de Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance