FORMAÇÃO Estudantes de Psicologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia ou áreas correlatas, a partir do 4º período. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO E/OU CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções Básicas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) Métodos e Abordagens Terapêuticas (Diferencial) Estratégias de Inclusão Escolar Manejo Comportamental e Regulação Emocional Trabalho em Equipe Multidisciplinar Noções Básicas de Primeiros Socorros HABILIDADES Empatia, paciência e proatividade. Boa comunicação e trabalho em equipe. Interesse em atuar com inclusão e desenvolvimento infantil. Noções básicas sobre TEA e práticas inclusivas (desejável) PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES · Apoiar o aluno nas atividades pedagógicas e sociais, incentivando sua autonomia. · Auxiliar na comunicação entre o aluno, colegas e professores. · Aplicar, sob supervisão, estratégias e intervenções orientadas por terapeutas e educadores. · Auxiliar na regulação emocional e no manejo de comportamentos do aluno dentro da escola. · Acompanhar o aluno em atividades recreativas, lanches e momentos de transição. · Adaptar materiais e atividades escolares conforme orientação da equipe pedagógica. · Registrar observações sobre o desenvolvimento e progresso do aluno para acompanhamento da equipe multidisciplinar. · Participar de reuniões de alinhamento com professores, terapeutas e familiares.