Assessor de Recuperação de Crédito - Sede Dourados/MS
Workplace: Dourados - MS
Desenvolver e executar ações e estratégias de recuperação de crédito e na cobrança da carteira de crédito em atraso, sendo conexão resolutiva entre as fases da cobrança e principalmente promover meios de negociações atrelados a segurança e estratégia de rentabilidade. Gerar informações e direcionar a gestão da Cooperativa no processo de recuperação de crédito. Implementar a política sistêmica de recuperação de crédito. Construir análises e campanhas de recuperação na carteira amigável, judicial e extrajudicial com articulação negocial entre as agências, associado e escritórios.
1. Monitoramento de cobrança: Realizar o monitoramento de cobrança junto às agências enquadrando-as em níveis aceitáveis. Acompanhar os casos de inadimplência das agências auxiliando, e quando necessário, participando das negociações de dívidas com associados.
2. Elaboração de Proposta de Crédito: Orientar e executar a elaboração de proposta de crédito, e quando necessário (Propostas de Curso Anormal com cálculos e recálculos em metodologias contábeis e indicadores de mercado diversos), estruturação e participação em comitê de crédito regional, articulação de projetos e estratégias para atingir agilidade e eficiência nas devolutivas.
3. Gerenciamento do recebimento de atrasos: Direcionar as agências a identificar e gerenciar os maiores riscos em atraso a fim de minimizar o impacto de despesas de PDD e executar cobrança conforme régua e estratégias aderidas pela Cooperativa.
4. Retenção de associados: Orientar as agências na retenção de associados com ações preventivas, a fim de otimizar as recuperações de crédito, bem como a redução de custos e principalmente a sustentabilidade da Cooperativa a curto/médio prazo, mantendo ISA e Margem de contribuição de associados evitando a inadimplência e prejuízo que impacta na continuidade do relacionamento.
5. Comunicação: Prestar suporte aos Diretores, Gerentes de Agência e Gerentes de Negócios na análise de informações geradas pela área de Informações Gerenciais no tangente à recuperação de crédito e Gestão de Carteira, através de análise, controle e acompanhamento das informações de Cobrança e Crédito, desenvolvendo, sempre que necessário, plano de ação em conjunto com os demandantes.
6. Renegociação de Crédito: Avaliar as solicitações de renegociação de crédito que se referem à classificação nos níveis de risco, capacidade de pagamento, garantias e formalística em geral, emitindo pareceres, visando a diminuição dos níveis de risco e a elevação da segurança em recomposições/renegociações de crédito. Realizar contato direto com as agências sempre que necessário, para efetivar a negociação de crédito e esclarecer dúvidas sobre análises e deliberações de comitê.
7. Acompanhamento das Cobranças Judiciais: Manter contato com os advogados para acompanhar a situação das cobranças judiciais, atuando diretamente em negociações de acordos, emitindo parecer para definição sobre a execução judicial de acordo com a régua de cobrança estabelecida nas Políticas de Crédito.
8. Estratégias de cobrança: Executar a régua de cobrança da Cooperativa, envolvendo Diretores, Gerentes de Sede, Assessores de Segmento, Parceiros (Assessorias/Advogados) e Agência para aculturamento e entendimento dos processos, objetivos e estratégias.
9. Gerenciamento do recebimento de atrasos: Focar no gerenciamento de recebimento de parcelas em atraso, composição de dívida e divulgar a projeção e inadimplência, PLC e prejuízo das agências, bem como as metas de orçamento fixadas às unidades, analisando as informações disponibilizadas pela área de Informações Gerenciais garantindo a aplicabilidade dos mesmos.
10. Nível de formação: Ensino Superior (concluído) nas áreas de Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis ou Direito.
11. Experiência: 2 anos em atividades na área de crédito na agência ou experiência similar de mercado.
12. Habilidades e Temas de conhecimento desejáveis:
1. Análise e contratação de Crédito;
2. Análise de risco de crédito/Provisão;
3. Recuperação de crédito (Régua de cobrança nas fases amigável, extrajudicial e judicial com abordagens negocial, operacional e estratégico);
4. Abordagem negocial com campanhas e mesa de negociação;
5. Legislação bancária com ênfase em legislação voltada a todas as etapas do ciclo do crédito;
6. Produtos e serviços de crédito;
7. Disponibilidade para viagens;
8. Presencial em Dourados – MS.
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