Somos uma empresa de soluções logísticas integradas com atuação em quatro frentes: transporte hidroviário, operação de terminais, cabotagem e integração de serviços logísticos.
Nosso DNA está ancorado em valores sólidos como a ética, a responsabilidade social, a sustentabilidade, a segurança e a excelência em tudo que fazemos, com o propósito de unir e conectar toda a América do Sul.
Prazer, isso é Hidrovias do Brasil.
De Norte a Sul, desenvolvendo soluções logísticas integradas e inovadoras para nossos clientes.
/n
Se você tem:
* Ensino Médio Completo, desejável ensino superior;
* Formação em oficial de Náutica;
* TBS –Treinamento Básico de Segurança;
* ECIA – Especial Avançado de combate a incêndio;
* EESS – Especial de embarcações de sobrevivência e salvamento;
* EERR - Especial de embarcação rápida de resgate;
* EPMS – Especial de primeiros socorros médicos;
* EROG- Especial de radioperador geral;
* EARP –Curso especial de Operador ARPA;
* EOPN- Oficial de proteção do Navio;
* ECDIS – Sistema eletrônico de apresentação de cartas e informações;
* ESCM- curso especial de cuidados médicos;
* 1031 – certificado de competência (também conhecido como STCW). Regra IV-/2 e Nível 8.
Será um diferencial se você tiver:
* Desejável experiência na função comprovada em CIR (Caderneta de Inscrição e Registro Marítimo);
* Desejável ter navegado nos rios Pará e Amazonas.
/n
Como 1º Oficial de Náutica - 1ON você será responsável por:
* Integrar o Quarto de Navegação de bordo;
* Substituir o Oficial de Náutica do Quarto de Navegação e o Imediato (se for o mais antigo que a ele se segue) em todos os seus impedimentos legais;
* Auxiliar em todas as manobras da embarcação, no local determinado pelo Comandante;
* Ter sob sua responsabilidade o regimento de sinais e bandeiras, devidamente inventariado, artefatos pirotécnicos, lâmpadas, lanternas e outros sinais de emergência;
* Ter sob sua responsabilidade as embarcações auxiliares e de salvamento e suas respectivas palamentas, bem como os seus aparelhos de lançamento;
* Receber e fazer entrega de malas postais, fiscalizar a sua estivagem em lugar seguro e providenciar os documentos necessários ao recebimento e entrega;
* Ter sob sua responsabilidade todo o material de controle de avarias e de controle a incêndio, em qualquer parte da embarcação;
* Assessorar o comandante do navio nas manobras de aproximação, amarração, ancoragem (fundeio) e desancoragem (suspender), assim como nas operações de carga e descarga. Nos portos e terminais portuários.
Ao Oficial de Quarto, quando em regime de viagem, compete:
* Preparar o Passadiço e a sala de Navegação para a viagem;
* Executar a navegação, de acordo com as ordens do Comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, assim como qualquer anormalidade que, a qualquer tempo, se verifique;
* Fazer os cálculos de posição da embarcação; manter atualizada a hora a bordo bem como preparar os boletins meteorológicos;
* Fornecer via Comandante, às Gerências de Frota e de Operações, diariamente, a posição da embarcação às 12:00 horas (Boletim do meio-dia). É responsabilidade do Oficial de Quarto informar via Comandante, para as Gerências de Frota e de Operações, por e-mail, rádio ou outro meio de comunicação, o horário exato das fainas de fundeio e suspender do navio;
* Verificar, constantemente, a posição da embarcação, principalmente com terra no visual;
* Determinar, periodicamente, a posição da embarcação, plotando - a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis para esse fim;
* Ter sob a sua responsabilidade os instrumentos náuticos em geral, binóculos e todo o equipamento de navegação;
* Fiscalizar, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação, tomar conhecimento das ordens do Comandante quando entrar de quarto e comunicar ao substituto as instruções recebidas;
* Observar os registros de todos os instrumentos auxiliares da navegação;
* Auxiliar no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas;
* Escriturar o Diário de Navegação e outros livros, de acordo com as normas em vigor; efetuar correções oficiais nas publicações usadas na navegação, mantendo atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas;
* Verificar, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista;
* Providenciar as sondagens da área, quando determinado;
* Providenciar escada de quebra peito para o prático e as manobras de bandeira, observando o Cerimonial Marítimo;
* Auxiliar nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais;
* Tomar as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente;
* Preparar os documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se perante o Comandante pelo Rol de Equipagem, Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas Agências;
* Adestrar os praticantes e estagiários de náutica quando embarcados.
Ao Oficial de quarto quando nos Portos, compete:
* Manter vigilância adequada e eficaz, para fins de segurança, todo o tempo em que o navio permanecer atracado, fundeado ou em bóia de amarração. Se o navio estiver transportando carga perigosa, o serviço de vigilância deverá levar em conta a natureza, quantidade, embalagem e estivagem dessa carga e de quaisquer condições especiais predominantes a bordo;
* Agir, criteriosamente, com a urgência que se tornar necessária, em relação a todas as providências a serem tomadas, em caso de ocorrências anormais;
* Manter a ordem e a disciplina a bordo, fiscalizando e tornando efetiva a segurança geral da embarcação;
* Cumprir o Cerimonial Marítimo;
* Informar o Comandante ou o Imediato, logo que cheguem a bordo, de tudo quanto tiver ocorrido de anormal na sua ausência;
* Não deixar a embarcação, quando em regime de quarto, sem ter transmitido o serviço e ordens ao seu substituto ou àquele que o Comandante determinar;
* Executar os serviços de quarto ou divisão e manobras de acordo com a determinação do Comandante.
* Içar e arriar, no horário regulamentar, a Bandeira Nacional e os sinais de praxe;
* Observar e corrigir a posição dos ventiladores dos porões em ocasiões de chuvas;
* Acender e apagar as luzes da embarcação;
* Fiscalizar as entradas e as saídas de volumes;
* Manter o quadro de saída da embarcação do porto devidamente escrito, assinalando data e hora da partida; Atividades especiais: trabalho em altura.