Para atuar no grupo de Instrumentação Eletrônica (GIE) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
O CNPEM está em busca de desenvolvedor de microeletrônica para fazer parte da equipe de seu primeiro projeto de ASIC (Application Specific Integrated Circuit) para detecção de fótons de raios X com aplicações em imagem computacional (computational imaging).
Tal projeto se desenvolve no contexto do primeiro laboratório de máxima contenção biológica da América Latina, o Orion, em construção no campus do CNPEM para habilitar pesquisas com patógenos que exigem Biossegurança de Nível 4 (o nível mais alto da escala).
O Orion será o primeiro no mundo acoplado a uma fonte de luz síncrotron, o Sirius, a qual por si só insere o Brasil em um seleto grupo de países com infraestruturas científicas capazes de gerar altos fluxos de fótons com alto brilho para o estudo dos mais diversos materiais.
Com o avanço da ciência de luz síncrotron, as demandas por detectores de raios X dedicados mais eficientes e avançados se intensificaram (1).
Ao longo do desenvolvimento do Sirius foram desenvolvidos detectores utilizando ASIC contador de fótons da colaboração Medipix (2), capitaneada pelo CERN.
Porém, para atender os desafios tecnológicos impostos pelo Orion, uma nova tecnologia de ASIC que permita atingir melhor desempenho de resolução espacial mantendo a eficiência de detecção de fótons se torna necessária.
Os desenvolvimentos mais recentes conduzidos em outros laboratórios, tal como os projetos MÖNCH (3) e JUNGFRAU (4), apesar de estenderem fronteiras de desempenho, não atendem às necessidades do Orion.
Neste contexto o CNPEM iniciou o desenvolvimento de um ASIC de vanguarda, com pixel físico de 30 µm e processamento integrado capaz de realizar alocação subpixel com resolução espacial de 10 µm e altos fluxos de fótons, uma meta ambiciosa e inédita na comunidade de detectores híbridos de raios X no mundo.
O profissional buscado se inserirá em uma equipe que tem a missão de especificar, desenvolver e validar o design da microeletrônica em conjunto e em parceria com empresas, institutos nacionais e internacionais e indústria de semicondutores.
Atividades
Acompanhar o desenvolvimento de projetos em microeletrônica (ASIC) analisando e elaborando documentações, simulações e testes para validar o funcionamento de circuitos relacionados aos projetos;
Colaborar com equipes internas e parceiros externos para definição de topologias de circuitos eletrônicos;
Atuar na especificação e execução de testes de circuitos integrados;
Participar de projetos de P&D de futuras tecnologias relacionadas a detectores de radiação;
Acompanhar projetos de pesquisa emergentes relacionados a detectores através de publicações científicas, sendo capaz de analisar a relevância e identificar correlações;
Participar em projetos relacionados a instrumentação eletrônica, podendo atuar no desenvolvimento de hardware, firmware e programação de FPGAs.
**Requisitos**:
Ensino superior completo em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou áreas correlacionadas;
Pós-graduação ou experiência de atuação nas áreas relacionadas ao projeto;
Conhecimentos em fluxo de projetos de microeletrônica (ASIC);
Conhecimentos em projeto de circuitos eletrônicos analógicos e digitais;
Ferramentas EDA (Electronic Design Automation);
Inglês intermediário (fluência em leitura).
Diferenciais
Habilidades em programação (python, microcontroladores, FPGA);
Experiência com instrumentação e testes de dispositivos eletrônicos;
Experiência com comunicação de alta velocidade em sistemas embarcados (transceivers gigabit);
Conhecimentos em física para detectores de radiação.
Referências
(1) R. Ballabriga et al.
Photon Counting Detectors for X-Ray Imaging With Emphasis on CT. IEEE Transactions on Radiation and Plasma Medical Sciences, VOL.
5, NO.
4, July 2021.
DOI: 10.1109/TRPMS.2020.3002949 (open access)
(2) V. Sriskaran et al.
High-rate, high-resolution single photon X-ray imaging: Medipix4, a large 4-side buttable pixel readout chip with high granularity and spectroscopic capabilities.
Journal of Instrumentation, Volume 19, February 2024.
DOI: 10.1088/1748-0221/19/02/P02024 (open access)
(3) S. Chiriotti et al.
High-spatial resolution measurements with a GaAs: Cr sensor using the charge integrating MÖNCH detector with a pixel pitch of 25 µm.
Journal of Instrumentation, Volume 17, April 2022.
DOI: 10.1088/1748-0221/17/04/P04007 (open access)
Benefícios
Assistência Médica - Unimed;
Assistência Odontológica - Uniodonto;
Seguro de Vida - Allianz;
Previdência Privada - BrasilPrev;
Licença Maternidade (estendida 6 meses);
Auxílio Creche;
Restaurante no local;
Vale Alimentação - Sodexo (R$850,00/mês);
Fretado;
Vale Transporte;
Estacionamento no local;
Clube - Telec&
Clube - Associação SESC gratuita;
Gympass - desconto em academias
Convênios com empresas que oferecem