O analista financeiro tem como responsabilidade planejar, gerir e analisar os recursos financeiros de uma empresa. Ele deve garantir rentabilidade nas contas e investimentos, verificando a necessidade de gastos e a disponibilidade de recursos.
Já na questão fiscal, deve coordenar e orientar as atividades contábeis; desenvolver estudos, elaborar, publicar e converter as Demonstrações Contábeis; Atender as auditorias e fiscalizações internas e externas; Analisar e interpretar a legislação; Elaborar e analisar Informações Trimestrais – ITR e Demonstrações Financeiras Padronizadas – DFP, relatórios contábeis dos indicadores econômicofinanceiros e comparativos de Balanços e Demonstração do Resultado; Elaborar prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, composição mensal dos saldos das contas das operações financeiras; Estabelecer cronogramas para a elaboração dos balancetes mensais.
· Acompanhar e reconciliar extratos bancários (Contas a Pagar e Receber);
· Lançamento de contas a pagar e receber,
· Análise dos Impostos junto a Contabilidade;
· Suporte a contabilidade nas dúvidas de pagamentos e fechamento contábil;
· Gestão administrativa do Escritório da Matriz;
· Programação de reembolso dos funcionários;
· Programação de pagamento da folha de pagamentos;
· Baixa de Títulos no ERP;
· Verificar casos de inadimplência e NF não recebidas
· Preparar os pagamentos para autorização e liquidação, através do sistema integrado, a fim de liquidar os pagamentos do dia;
- gerir a contabilidade terceira.