Planeja a gestão de estoque; Verifica a disponibilidade de pessoal e de equipamentos para gestão de estoque; Realiza a gestão de estoque; Executa o controle de estoque, classificando mercadorias - de acordo com a variável de controle utilizada, como valor, demanda, liquidez, entre outras - e comparando o estoque físico (ou real) de materiais com o estoque sistêmico (que consta do sistema de gestão) em relação à quantidade e à localização.
Elaboração de soluções para as divergências entre estoque físico e estoque sistêmico encontradas no processo contábil de conciliação do estoque; Realiza o balanceamento do estoque, que garante o equilíbrio entre o consumo e a demanda; Pode utilizar estratégias específicas de gestão de estoque; Calcula giro do estoque e controla prazos.
Levanta causas do não cumprimento de metas relacionadas à gestão de estoque; Elabora e mantém atualizados procedimentos de gerenciamento de estoque.
Estabelece meta de contagem de estoque.
Aplica técnicas de inventário na gestão de operações de armazenamento ou de estoque.
Monitora as transações de estoque nas instalações de estocagem ou armazém, para avaliar o recebimento, o armazenamento, a remessa e a integridade do estoque.