Realizar acompanhamento de produção, analisando o que foi produzido diariamente no relatório de produção e lançando os números do relatório de produção em planilha de acompanhamento de produção, enviando a Gerência, e demais colaboradores envolvidos;
- Realizar análise de produção, verificando o estoque, lançando dados em planilhas de análise;
- Realizar conferência da ficha de Apontamento da produção;
- Realizar impressão de etiquetas, recebendo dos líderes de produção relação de produtos produzidos;
- Realizar lançamento de produto, digitando quantidade de produto produzido em documento de transferência;
- Preencher folha de ocorrência, de acordo com informações da produção, lançado no sistema diariamente qualquer problema ocorrido com a máquina durante o turno (falha, reparo etc.
);
- Realizar a preparação da máquina: Antes de iniciar a operação das máquinas, o operador precisa fazer uma verificação completa do equipamento.
Isso inclui examinar todas as peças e componentes para garantir que estejam em boas condições e funcionando corretamente.
Ele também realiza a lubrificação necessária e a limpeza do equipamento;
- Operar máquinas: Uma vez que o equipamento está pronto e as medidas de segurança estão em vigor, o operador começa a operar as máquinas.
Ele segue as instruções específicas para cada máquina e configura os parâmetros de operação adequados, como velocidade, pressão, temperatura, entre outros.
Durante a operação, o operador monitora constantemente o desempenho das máquinas para garantir que estejam funcionando corretamente;
- Responsável por alimentar a máquina com os materiais ou peças necessárias.
Ele assegura que o suprimento seja mantido adequadamente para garantir uma operação contínua e eficiente;
- Realizar manutenções básicas nas máquinas.
Isso pode envolver a substituição de peças desgastadas, ajustes, limpeza adicional durante a operação, lubrificação periódica e outras tarefas preventivas.
O objetivo é manter o equipamento em boas condições de funcionamento e minimizar possíveis falhas;
- Identificar e solucionar problemas, se ocorrerem problemas durante a operação das máquinas, o operador deve identificar a causa e tentar resolver o problema.
Isso pode envolver a realização de diagnósticos básicos e ajustes simples.
No entanto, se o problema for mais complexo, o operador deve notificar a equipe de manutenção especializada para fazer os reparos necessários;
- Utilizar os equipamentos de proteção individual recomendados, como óculos de segurança, luvas e calçados adequados e seguir rigorosamente os procedimentos de segurança estabelecidos, como bloquear máquinas durante manutenção ou reparos e aderir aos protocolos de segurança ao operar em áreas perigosas.