Formação Acadêmica:Graduação em áreas como Artes, Ciências (Biológicas, Física ou Matemática), Engenharia, Pedagogia ou áreas afins.Formação complementar em Cultura Maker, STEAM, Robótica Educacional ou Metodologias Ativas será um diferencial.Principais ResponsabilidadesPlanejamento e Execução de Atividades:Planejar e ministrar aulas maker, explorando temas como ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) em atividades práticas e lúdicas.Elaborar projetos interdisciplinares que conectem o currículo escolar às práticas da cultura maker.Uso de Ferramentas e Recursos:Criar experiências com o uso de materiais diversos, como papelão, madeira, sucata, circuitos elétricos simples, entre outros.Introduzir crianças a tecnologias básicas, como robótica educacional, programação simples (ex.: Scratch Jr.) e dispositivos como tablets ou kits de montagem.Apoio ao Desenvolvimento Infantil:Fomentar a curiosidade e o desejo de explorar novas ferramentas e conceitos.Trabalhar habilidades socioemocionais, como cooperação, resiliência e criatividade, por meio de atividades em grupo e projetos colaborativos.Segurança e Inclusão:Garantir o uso seguro de materiais e ferramentas, sempre supervisionando de perto as atividades das crianças.Adaptar os projetos às necessidades individuais e contextos das turmas, promovendo a inclusão e o engajamento de todos os alunos.Colaboração e Desenvolvimento Contínuo:Participar de reuniões pedagógicas e contribuir para a integração do método maker com outros professores e disciplinas, como Artes, Ciências, Matemática e Inglês.Manter-se atualizado com novas ferramentas e metodologias maker, participando de treinamentos e workshops, quando necessário.Manutenção do Espaço Maker:Organizar o espaço maker e seus materiais, garantindo que estejam disponíveis e em bom estado para as atividades.