Realizar inspeções de Segurança do Trabalho, verificando as condições físicas do local, máquinas e equipamentos, observando as condições de trabalho para determinar fatores e riscos de acidente.
Investiga acidentes e desvios, identifica causas e propõe soluções.
Ministra palestras e treinamentos sobre prevenção aos riscos ocupacionais e ambientais e procedimentos de emergência.
Treina a brigada no combate a emergências, catástrofes e outros sinistros.
Acompanhar o recebimento, armazenagem, transporte, manuseio e expedição de substâncias tóxicas e inflamáveis.
Acompanhar obras, manutenções e operações observando aplicação de normas e procedimentos.
Executar atividades seguindo normas e procedimentos de Segurança, saúde e Meio ambiente do trabalho.
**Responsabilidades e atribuições**
- Realizar visitas e inspecionar as áreas operacionais da empresa visando detectar, registrar e sanar condições inseguras no ambiente de trabalho, bem como reorientar e fiscalizar os colaboradores no cumprimento das normas de segurança, procedimentos corretos uso adequado de instrumentos, máquinas e equipamentos diversos;
- Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança de trabalho, a fim de conscientizar os colaboradores da empresa;
- Orientar e acompanhar quando necessário, a investigação de acidente, primando pela identificação da causa raiz que originou, bem como o plano de ação e correção ou controle da causa;
- Acompanhar serviços de manutenção em geral, zelando pela segurança no ambiente e comportamento na execução dos procedimentos adequados, bem como a instalação/implantação de novos processos informando-se ou orientando sua operação visando a prevenção de acidentes;
- Inspecionar, cadastrar e distribuir os extintores de incêndio controlando o sistema de emergência (Hidrantes e alarmes) e o vencimento das cargas, encaminhando-os para inspeção externa, mantendo os mesmos em perfeitas condições de uso;
- Manter atualizada a documentação da área de segurança do trabalho, para atender as normas e legislação pertinentes;
- Manter-se atualizado a legislação que disciplina as normas e procedimentos de segurança no trabalho bem como às novas práticas;
- Elaborar do P.P.P (Perfil Profissiográfico Previdenciário), levantando dados pessoais dos colaboradores e os riscos aos que os mesmos estejam expostos, encaminhando para colaborador;
- Realizar integração de novos colaboradores, informando-os sobre as normas de segurança, bem como fornecer EPIs (Equipamento de proteção Individual) e uniformes;
- Verificar as ocorrências de acidentes e incidentes de trabalho investigando as causas e participando de perícias, propondo correções no ambiente de trabalho, na disposição e uso de máquinas e ferramentas e procedimentos, relatando e registrando informações sobre o acidente, para controle estatístico/ações corretivas e preventivas pontuais ou coletivas;
- Atualizar o Programa de Prevenção de Riscos ambientais (PPRA), em atendimento a Norma Regulamentadora, visando a antecipação preventivas e controle de riscos ambientais existentes na empresa;
- Realizar outras atividades correlatadas a comando do superior imediato;
- Apoiar no planejamento e aplicação de treinamentos periódicos aos colaboradores, bem como integração dos novos colaboradores e terceiros quanto à segurança do trabalho, visando o cumprimento da norma regulamentadora e orientação e conscientização dos colaboradores;
- Orientar as áreas responsáveis quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras de segurança de toda empresa, bem como monitorar o sistema de sinalização interna e externa;
- Realizar inspeções de segurança na fábrica e no campo, averiguando possíveis condições e atos inseguros de trabalho, notificando os setores responsáveis ou colaboradores envolvidos e colhendo assinaturas, visando minimizar os riscos de acidentes e a conscientização e sensibilização dos colaboradores;
- Realizar as inspeções periódicas no sistema de combate de incêndio, verificando sistema de hidrantes e extintores e encaminhando-os quando necessário para recarga, bem como efetuar a reciclagem teórica e prática da brigada de incêndio;
- Acompanhar as inspeções realizadas pelos órgãos externos referentes à segurança do trabalho, bem como esclarecer dúvidas e questionamentos e encaminhar documentos aos órgãos competentes (DRT, sindicato);
- Realizar as inspeções de segurança periodicamente na área de tancagem verificando vazamentos e instalações;
- Dirigir ambulância em atendimento de casos de emergência e auxiliar também a pratica de primeiros socorros e atendimento a situações de emergência;
- Executar as atividades da função respeitando todas as normas e procedimentos de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, estabelecidos pela organização, bem como, utilizar constantemente todos os EPIs de uso obrigatório