Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinhamento.
- Controlam vida útil e utilização do pneu.
- Trocam e ressulcam pneus.
- Consertam pneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu.
- Prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças.
- Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
- Colocação da mangueira de ar para o uso da pneumática para remoção dos parafusos e retirada do pneu do eixo para condução do mesmo a borracharia;
- Retirada do núcleo de válvula com a chave e em seguida esperar o esvaziamento do pneu.
Logo após vem oprocesso de descolagem que é feito com um odestalonador batendo entre a jante e o pneu, processo que é feito em ambos os lados.Em seguida vem o uso de 2 espátulas para separação do pneu da jante;
- Com a jante no chão (no local devido) será inserido o pneu com vaselina nas bordas para início do processo de montagem com a utilização das espátulas.Em seguida é dada uma pressão mínima para colagem do pneu, onde será avaliado o uso ou não do ourigue ou acentador de talão caso não haja vedação do pneu com a jante para a finalizar a montagem;
- Após pneu montado ele será encaminhado para gaiola de proteção para calibração (entre 115 a 120 libras), em seguida é feita a avaliação sobre algum vazamento no pito;
- Condução do pneu pronto para ser colocado na carreta.