Vaga: Analista Técnico-Comercial (Gerente de Contas) Descrição Geral A OM Solar está buscando um Analista Técnico-Comercial para atuar como ponto focal entre os clientes e os setores internos da empresa. Este profissional terá o papel de garantir um atendimento personalizado, gerenciando demandas, oferecendo soluções e promovendo uma comunicação eficiente e acessível com foco na satisfação e fidelização do cliente. Principais Responsabilidades Atuar como ponto focal para os clientes, representando suas demandas dentro da OM Solar e garantindo soluções rápidas e eficazes. Coordenar a comunicação entre os setores internos (COG, PCM, Comercial, entre outros) para assegurar a entrega dos serviços contratados. Realizar atendimento personalizado, com linguagem simplificada, para traduzir informações técnicas em benefícios claros para os clientes. Elaborar e apresentar relatórios de performance, geração de energia e economia, de forma clara e objetiva. Acompanhar e gerenciar processos relacionados à análise de faturas de energia, tratativas com concessionárias e gestão de garantias dos equipamentos. Monitorar a execução de manutenções preventivas e preditivas, bem como facilitar o agendamento de manutenções corretivas quando necessário. Identificar e antecipar possíveis dores ou problemas dos clientes, garantindo proatividade na resolução de questões. Trabalhar em conjunto com a equipe de Customer Experience, alinhando estratégias para a retenção e fidelização de clientes. Auxiliar na educação dos clientes, fornecendo orientações sobre como maximizar o desempenho de suas usinas solares. Requisitos Formação: Ensino superior completo ou em andamento nas áreas de Engenharia Elétrica, Energia Renovável, ou áreas afins. Conhecimento técnico intermediário em sistemas de energia solar fotovoltaica e princípios básicos de engenharia elétrica. Experiência prévia em atendimento ao cliente ou funções semelhantes será um diferencial. Habilidade em traduzir conceitos técnicos para uma linguagem acessível e focada no cliente final. Experiência com relatórios técnicos e uso de sistemas de monitoramento de energia (desejável). Boa capacidade de comunicação, organização e resolução de problemas. Conhecimento intermediário em ferramentas do pacote Office, especialmente Excel, e CRM. Disponibilidade para visitas eventuais a clientes e usinas solares. Atuar como ponto focal para os clientes, representando suas demandas dentro da OM Solar e garantindo soluções rápidas e eficazes. Coordenar a comunicação entre os setores internos (COG, PCM, Comercial, entre outros) para assegurar a entrega dos serviços contratados. Realizar atendimento personalizado, com linguagem simplificada, para traduzir informações técnicas em benefícios claros para os clientes. Elaborar e apresentar relatórios de performance, geração de energia e economia, de forma clara e objetiva. Acompanhar e gerenciar processos relacionados à análise de faturas de energia, tratativas com concessionárias e gestão de garantias dos equipamentos. Monitorar a execução de manutenções preventivas e preditivas, bem como facilitar o agendamento de manutenções corretivas quando necessário. Identificar e antecipar possíveis dores ou problemas dos clientes, garantindo proatividade na resolução de questões. Trabalhar em conjunto com a equipe de Customer Experience, alinhando estratégias para a retenção e fidelização de clientes. Auxiliar na educação dos clientes, fornecendo orientações sobre como maximizar o desempenho de suas usinas solares.