O papel do Product Owner (PO) envolve a gestão operacional do produto, garantindo que ele atenda os objetivos estratégicos do negócio, bem como necessidades dos clientes e stakeholders. O PO assegura que a equipe entregue o máximo de valor ao produto, gerenciando e priorizando o backlog de trabalho e comunicando-se efetivamente com todos os envolvidos para garantir alinhamento e transparência ao longo do desenvolvimento.
Responsabilidades
1. Gestão do Backlog: Criar, organizar, priorizar e refinar o backlog do produto;
2. Pesquisa de Mercado: Realizar e revisar pesquisas de mercado juntamente com o PM e PD para ajustar funcionalidades ou estratégias de produto;
3. Documentação de Histórias de Usuário: Escrever e detalhar histórias de forma clara para a equipe de desenvolvimento;
4. Planejamento de Sprints: Criar o planejamento, participar da revisão e refinamento das sprints;
5. Alinhamento com Stakeholders: Coletar feedback contínuo dos stakeholders e ajustar as prioridades com base nas novas necessidades;
6. Participação em Cerimônias Ágeis: Facilitar e participar de cerimônias como daily meetings, refinamento, retrospectivas, sprint review;
7. Gestão de Riscos: Identificar e mitigar riscos ao longo do desenvolvimento;
8. Interface com UX/UI: Trabalhar em colaboração com Product Designer para desenvolvimento das jornadas e melhorias de UX/UI;
9. Validação de Protótipos: Revisar e validar protótipos e wireframes para garantir que atendam às expectativas do cliente e aos objetivos do produto;
10. Homologação: Homologar atividades executadas pela equipe de desenvolvimento e liberar para entrega em produção;
11. Participar dos Deploys: Acompanhar juntamente com o time de desenvolvimento as tarefas que estão indo para ambiente de produção e comunicar os envolvidos;
12. Ponto de Apoio: Estar disponível para tirar dúvidas do time técnico e demais equipes que possuem relação com o produto (comercial, CS, suporte, dados, marketing);
13. Interface com Suporte e Comercial: Direcionar a solução de problemas técnicos;
14. Acompanhamento de Lançamentos: Garantir que as equipes relacionadas ao produto tenham ciência das novidades e saibam como operar.
#J-18808-Ljbffr