Vendedor Interno é o profissional responsável por executar atividades relacionadas à venda de produtos.
É responsável pelas vendas, pela negociação do preço do produto vendido, negociação do prazo e das condições de pagamento.
Demonstrar os produtos, avaliar o perfil dos clientes e fechar contratos de vendas, orientar, informar, entender o produto ou serviço, analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de venda, organizar uma agenda de principais clientes, organizar pedidos negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos.
REQUISITOS BÁSICOS: Formação Superior ou Técnico Completo, preferencialmente em: química, engenharia química e farmácia; Conhecimento Básico em Informática (Pacote Office); Desejável experiência na área de vendas técnicas/B2B; Experiência com CRM e sistema de ERP, será um diferencial.
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES: Prestar atendimento aos clientes via telefone, meios eletrônicos e pessoalmente; Registro de Cotações, Pedidos de Venda, Ordens de Envase e Emissão de faturas no sistema operacional da empresa; Efetuar cálculo de preços de venda de produtos com base nas informações disponíveis no sistema operacional ou enviadas pelo departamento de Compras; Providenciar envio de especificações, amostras e demais materiais solicitados pelos clientes; Providenciar envio de cotações aos clientes em até 24 horas das solicitações; Realização de negociação com os clientes; Registro de perdas de vendas para todos os clientes sob sua responsabilidade; Desenvolvimento de novos produtos, clientes e mercados; Prospecção de novos clientes nos segmentos sob sua responsabilidade; Levantamento e recuperação de clientes inativos; Realizar pesquisas de mercado (clientes, segmentos, produtos, preços etc.
); Emissão de relatórios de não conformidade (RNC); Registro de oportunidades de negócio (novos produtos etc.
); Back-up de outros vendedores internos durante ausência; Responsabilidade pela inclusão, manutenção e atualização de todas as informações cadastrais dos clientes sob a sua responsabilidade; Previamente à venda, checar se o cliente possui todos os pré-requisitos para conclusão da venda (licenças inerentes à atividade/produtos, limites de crédito, adimplência com a empresa, benefícios fiscais, se está apto na Sefaz, dentre outros); Emissão de guias de tráfego para produtos controlados pelo Ministério do Exército; Prover ao departamento de compras informações relevantes às suas negociações com os fornecedores, como o posicionamento de concorrentes, feedback de clientes, expectativa futura de vendas de produtos, surgimento de produtos substitutos, dentre outros; Cumprimento das metas estabelecidas pela Coordenação Comercial de sua unidade; Dar suporte à área Financeira na cobrança a clientes que se encontram com pagamentos em atraso; Solicitar para a área de Compras a cotação de produtos que tenham venda spot, sob encomenda o que tenham volume muito superior ao giro habitual dos mesmos; Arquivar cotações, especificações, pedidos de compra, cadastros e demais dados enviados ou recebidos dos seus clientes em arquivo no Outlookou arquivo físico; Solicitação de amostras para a área de Compras; Efetuar contato com os clientes para marcar visita para o consultor técnico ou gestores; Efetuar inserção no CRM referente a informações dos clientes, visitas, ligações ou projetos.
Demais atividades inerentes a função.
REQUISITOS BÁSICOS: Superior Completo; Formação na área quimica, será um diferencial; Conhecimento Básico em Informática (Pacote Office); Experiência na área de Vendas;