Além da execução das normas de segurança, o profissional deverá promover campanhas, palestras e treinamentos com o objetivo de educar os trabalhadores sobre as boas práticas de uso de EPI's; os riscos das atividades; e o cuidado com o meio ambiente, biossegurança, quando for o caso.
Buscamos pessoas capacitadas para auxiliar no cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.
**Responsabilidades e atribuições**
- Analisar e trabalhar melhores maneiras de realizar processos, minimizando riscos de acidentes e não prejudicando a produtividade do setor.
- Orientar sobre medidas de neutralização ou eliminação de riscos.
- Gerir conflitos entre áreas e comunicar corretamente as políticas de segurança do trabalho.
- Fiscalizar e monitorar a aplicação adequada das normas de segurança, bem como o uso correto de EPI, entre outras providências pertinentes à função.
- Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador;
- Levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual;
- Executar as atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho utilizando métodos e técnicas científicas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condições do ambiente, para preservar a integridade física e mental dos trabalhadores;
- Cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinação dos resíduos, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importância para a vida;
- Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, recursos audiovisuais e didáticos e outros materiais considerados indispensáveis, de acordo com a legislação vigente, dentro das qualidades e especificações técnicas recomendadas, avaliando seu desempenho;
- Inspecionar os setores e áreas competentes as normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações;
- É responsabilidade do técnico de segurança do trabalho manter registros detalhados de todas as atividades relacionadas à segurança da empresa.
Portanto, é necessário incluir registros sobre inspeções, treinamentos, acidentes e medidas corretivas tomadas na empresa
**Requisitos e qualificações**
- Formação em Técnico de Segurança do Trabalho com registro ativo no Ministério de Trabalho e Emprego;
- Experiência em saúde ocupacional.
- Conhecimento em legislação trabalhista e normas regulamentadoras (NRs).
- Domínio de ferramentas de informática, especialmente planilhas e sistemas de gestão.
- Habilidade para trabalhar em equipe.
- Proatividade, organização e comunicação eficaz.
- Desejável experiência em Sistema SOC.
**Informações adicionais**
**Nossa missão**
Ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.
**Nossa visão**
**Nossos valores**
**Fazemos o que é certo**
Responsabilidade, ética e transparência são inegociáveis.
**Somos todos cuidadores**
Cuidamos diariamente de nós mesmos, dos nossos colegas e dos nossos pacientes, respeitando e valorizando as diferenças.
**Geramos máxima eficiência para dar acesso**
Geramos alta performance clínica, operacional e financeira para ampliar e facilitar o acesso a saúde a todos que precisam.
**Agimos com garra e determinação**
Temos garra, resiliência e determinação para superar desafios e vencer.
**Criamos o futuro da saúde**
Colocamos nossos pacientes no centro de todas as decisões e usamos a tecnologia e inovação para criar o futuro da saúde.