O Gerente de Marketing é o profissional responsável poranalisar, propor, organizar e implementar projetos afim de tornar real o objetivo declarado no planejamento estratégico a partir da habilidade de diagnósticos, estratégia, identificação do nível da empresa.
Profissional responsável pelo atendimento ao cliente, captação, filtragem e desenvolvimento das instruções que serão executados pela equipe. Deve treinar os profissionais que farão parte do departamento, além de mantê-los sempre bem informados. Em casos que o gerente de marketing possua conhecimento técnico na área de designer, ele pode atuar como Diretor de Arte, propondo a identidade visual da empresa.
Se encarrega da comunicação e imagem interna e externa da empresa. Este profissional também é encarregado de coordenar as promoções, campanhas e demais ações relacionadas a comercialização de produtos e comunicações que a empresa deseja realizar com seus clientes e interessados em datas comemorativas, feriados e dias úteis. Prospectar novos clientes e oportunidades de negócios além de realizar pesquisas de mercado a fim de entender o nível de satisfação do cliente. O trabalho do Gerente de Marketing também contempla as relações com o mercado se comunicando sempre com agências de turismo, hotéis e potenciais parceiros ao negócio.
Perfil do Gerente de Marketing
· Pontualidade;
· Responsabilidade;
· Flexibilidade;
· Resiliência;
· Habilidade em Negociação;
· Espírito de liderança;
· Proatividade;
· Agilidade;
· Ética;
· Habilidades de relacionamento;
· Organização;
· Disciplina;
· Paciência;
· Determinação;
· Autoconhecimento;
· Conhecimento das tendências do mercado;
· Fácil adaptação às novas tecnologias;
· Sempre buscar oportunidades de negociações para redução de custos;
· Bom relacionamento com fornecedores;
· Processo de tomada de decisão baseado em métricas;
· Gestão de risco na cadeia de suprimentos;
· Comunicação respeitosa;
Atividades do Gerente de Marketing:
-Conhecer o perfil do consumidor;
-Planejar e executar a comunicação da empresa;
-Gerenciamento de comunicação;
-Traças objetivos e metas de comunicação;
-Desenvolver e gerenciar campanhas promocionais;
-Definir canais e formas de atrair novos clientes;
-Analisar e mensurar resultados de campanhas;
-Gerenciar produção de mídia;
-Gerenciar canais como redes sociais e websites;
-Gerenciar fornecedores como gráficas, agências de publicidade e marketing;
-Estar atento a tendencias de comunicação e aos concorrentes;
-Atrair clientes para a loja (processo de venda finalizado pela equipe de vendas).
-Posicionar a empresa e maximizar a sua participação no mercado;
-Gerenciar equipe de marketing;
-Planejar e executar eventos e campanhas promocionais em conjunto com equipe de vendas;
-Buscar oportunidades e parcerias benéficas que possam gerar mais vendas;
-Desenvolver materiais publicitários junto à equipe de marketing;
-Supervisionar contratos publicitários;
-Planejar, executar e acompanhar as atividades do cargo;
-Estabelecer cronograma das atividades do departamento;
-Solicitar apoio do Departamento Comercial quando necessário no que se refere a promoções ou liquidações de produtos;
-Estabelecer contato próximo com Fornecedores e Marcas comercializadas para a empresa para obter apoio em campanhas;
-Coordenar alianças estratégicas com parceiros do negócio;
-Coordenar alianças com influenciadores digitais e demais personalidades ou empresas parceiras;
-Realização de campanhas internas ou externas de acordo com os objetivos da empresa;
-Supervisionar a guarda e o fácil acesso ao almoxarifado de materiais relacionados ao marketing;
-Gerenciar a comunicação interna e externa da empresa;