O professor de Robótica e Cultura Maker para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais será responsável por planejar e conduzir atividades pedagógicas inovadoras que estimulem a criatividade, o pensamento computacional, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
Utilizando metodologias ativas e recursos tecnológicos, como kits de robótica, materiais de construção e programação desplugada, o professor incentivará os alunos a explorar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), promovendo um aprendizado prático e significativo.ResponsabilidadesPlanejar e ministrar aulas de robótica e criador de cultura para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.Desenvolver projetos práticos e interdisciplinares que envolvam conceitos de STEAM, incentivando a criatividade e a inovação.Ensinar conceitos de programação, eletrônica básica e construção de protótipos, utilizando materiais adequados para cada faixa etária.Estimular o pensamento computacional e a resolução de problemas, incentivando o aprendizado por meio da tentativa e do erro.Promova atividades mão na massa, utilizando kits de robótica, materiais recicláveis, papel, lápis e outros recursos acessíveis.Garantir um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo, respeitando a diversidade e as necessidades individuais dos alunos.Acompanhar e avaliar o progresso dos alunos, registrando suas descobertas e desafios ao longo do processo.Trabalhar em equipe com outros docentes para integrar a robótica e a cultura maker às disciplinas escolares.Organizar eventos, feiras e exposições para apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos.QualificaçõesFormação superior em Pedagogia, Licenciatura em áreas afins (Matemática, Física, Ciências, Computação) ou Engenharia com experiência em educação.Experiência com ensino de robótica educacional e criadora de cultura para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais.Conhecimento em programação desplugada e uso de kits de robótica educacional (como LEGO, Arduino, Micro :bit, entre outros).Habilidade para planejar e conduzir atividades lúdicas e interativas, respeitando a faixa etária dos alunos.Familiaridade com metodologias ativas de ensino, como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e Ensino STEAM.
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