1.- Finalidade da Posição Diagnosticar e gerenciar soluções integrais às diretrizes estratégicas e operacionais de Recursos Humanos, atuando como interlocutor principal dos clientes internos na implementação dos processos e políticas da área, com o objetivo de executar um modelo de gestão de talentos que permita à Organização alcançar suas metas em função das necessidades do negócio.2.1 Principais Processos e Tarefas (Específica) Consultor interno de RH:Gerenciar e priorizar as estratégias de RH para que respondam às necessidades do negócio em qualquer momento.Assessorar e ajudar os responsáveis pelas áreas a conseguir alinhamento da gestão com as diretrizes de RH.Assessorar e colaborar na resolução de conflitos.Fazer o acompanhamento dos indicadores críticos de RH em conjunto com os responsáveis pelas áreas.Políticas de RH:Garantir e fazer o acompanhamento para que as políticas de RH sejam implementadas e comunicadas aos funcionários.Custos trabalhistas:Assessorar e apoiar a gestão das principais variáveis dos custos trabalhistas. Em conjunto com os clientes internos, desenvolver planos de ação sob medida.Ambiente de trabalho:Fazer o acompanhamento e apoiar a gestão do ambiente de trabalho da área.Junto aos membros e responsáveis pelas áreas, identificar os eixos de ação e propostas de melhoria do ambiente de trabalho.Qualificação e Treinamentos:Assessorar e apoiar a detecção de necessidades de qualificação e treinamento da unidade de negócios. Dar suporte na elaboração de propostas de formação sob medida para as necessidades específicas.Participar na elaboração e implementação do Plano Anual de Qualificação específico, incluindo planos de carreira para o pessoal supervisor, operário e técnico (SOT).Gestão de talentos:Fazer o acompanhamento com as áreas envolvidas para a autorização de cobertura.Gerenciar, planejar e organizar as necessidades de coberturas de vagas da área.Participar nas etapas finais do processo de seleção em conjunto com o departamento de Carreiras.Fazer o acompanhamento das necessidades de talentos da área (análise e revisão de funções, mapas de substituição e ações individuais).2.2 Principais Processos e Tarefas (Específica) Relações de Trabalho (Administração da Função):Gerenciar e manter relação com representantes sindicais.Responsabilizar-se pelo acompanhamento constante das causas trabalhistas apresentadas, esclarecendo, justificando e tomando as decisões pertinentes.Responsabilizar-se pela correta aplicação do procedimento de Critérios Trabalhistas. Reforçar e promover o cumprimento dos procedimentos.Detectar possíveis problemáticas dos contratados sobre questões pertinentes às relações de trabalho e de classe que impactam sobre a empresa e gerenciá-las com assessoria do especialista em Relações Trabalhistas.Participar e apoiar a área no alcance dos objetivos dos planos de produtividade. Ser o responsável por realizar entrevistas com o pessoal para monitorar o clima.Participar de reuniões e normativas de comportamento de Segurança/Meio Ambiente estabelecidas na área.Auditorias:Gerenciar as ações com os diversos integrantes e responsáveis pelas áreas, para o cumprimento dos requisitos das normas aplicáveis à planta correspondente.Pré-Requisitos: Ensino Superior CompletoPacote Office AvançadoIdioma: Será considerado como diferencial conhecimentos em Inglês e EspanholSólida experiência nas atividades descritas.Disponibilidade para trabalho presencial em Santa Cruz/RJLocal de trabalho: Santa Cruz – Rio de Janeiro – RJLembramos que a Ternium é uma empresa que se preocupa com a inclusão, por isso, todas as nossas vagas também são destinadas à Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS.#J-18808-Ljbffr