Formação Acadêmica - Contrato Celetista:Licenciatura completa em Pedagogia.Pós-graduação (completa ou em curso) em Educação Infantil, Neuroeducação, Metodologias Ativas, Educação Inclusiva ou áreas relacionadas.Formação Acadêmica - Contrato de Estágio:Cursando entre o 3º e o penúltimo semestre da licenciatura em Pedagogia.Experiência Profissional:Experiência comprovada como Auxiliar de Classe da Educação Infantil (somente contrato celetista).Familiaridade com as exigências específicas dessa faixa etária, evidenciando habilidades para lidar com as demandas e peculiaridades dessa fase do desenvolvimento.Experiência anterior em instituições de referência na educação básica (somente contrato celetista).Contrato de estágio não exige experiência prévia na educação infantil.Cursos e Certificações Desejáveis:Participação em programas de formação pedagógica, workshops ou cursos relacionados a Educação Infantil ou áreas correlatas.Habilidades e Conhecimentos Essenciais:Conhecimento básico de práticas pedagógicas inovadoras e criativas.Familiaridade com as diretrizes curriculares e os objetivos de aprendizagem da Educação Infantil (somente contrato celetista).Conhecimento em ferramentas digitais, como Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) OU Ferramentas Google (Planilhas, Formulários, Documentos, Slides, Drive, Gmail).Habilidades no uso de recursos tecnológicos e materiais didáticos diversificados para enriquecer o processo de ensino, proporcionando uma experiência de aprendizagem atualizada.Capacidade de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, acolhedor e estimulante aos alunos.Habilidades Comportamentais Essenciais:Flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes estilos de aprendizagem e necessidades individuais dos alunos, proporcionando um ambiente educacional inclusivo.Habilidades de comunicação para estabelecer relações de respeito, empatia e diálogo com alunos, pais e colegas, criando um ambiente acolhedor e colaborativo.Capacidade empática para compreender e valorizar o mundo infantil de maneira lúdica, favorecendo uma conexão emocional mais profunda.Habilidade de lidar com situações imprevistas de forma criativa e inovadora, adaptando-se às necessidades dinâmicas dos alunos e proporcionando soluções eficazes.Capacidade empática, sensível e atenta, possibilitando a identificação rápida de necessidades individuais, potencialidades e desafios de cada aluno.Facilidade em colaborar efetivamente com outros profissionais da educação, especialistas e membros da equipe, visando a construção de práticas interdisciplinares que enriqueçam a experiência educacional.Habilidade para criar e manter um ambiente de sala de aula positivo, incentivando a colaboração entre os alunos, o respeito mútuo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.Paixão genuína pelo ensino na Educação Infantil, demonstrando um compromisso entusiasmado com o desenvolvimento integral das crianças durante essa fase fundamental de aprendizado.Trabalhar em estreita colaboração com a equipe docente para implementar atividades pedagógicas inovadoras, garantindo um ambiente educacional estimulante.Oferecer suporte à docente titular ao desenvolver e adaptar materiais didáticos, bem como recursos visuais, promovendo uma abordagem prática e envolvente para facilitar o aprendizado das crianças.Zelar pelo bem-estar emocional e físico da turma, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e propício ao crescimento integral.Contribuir ativamente para o desenvolvimento socioemocional dos alunos, incentivando habilidades essenciais como a resolução de conflitos, a empatia e a expressão emocional.Participar ativamente de reuniões e eventos destinados à integração entre a escola e as famílias, fortalecendo a parceria educacional.Auxiliar na organização de eventos escolares e atividades extracurriculares, garantindo uma eficiência logística que contribua para a integração da comunidade escolar.Colaborar no registro de informações pertinentes ao desempenho acadêmico e comportamental dos alunos, fornecendo dados relevantes para a tomada de decisões pedagógicas.Demonstrar experiência prévia em funções relacionadas à Educação Infantil, preferencialmente como auxiliar de classe ou em atividades similares.Possuir conhecimento das teorias e práticas pedagógicas voltadas para a primeira infância.Possuir habilidades de comunicação e interação, não apenas com as crianças, mas também com colegas, pais e demais membros da comunidade escolar.