Descrição
Profissional responsável por liderar o departamento de Inovação e P&D, garantindo o desenvolvimento e implementação dos projetos no fluxo de inovação, garantir engajamento e conhecimento técnico nas áreas, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura inovadora e favorável ao surgimento de novas ideias.
Responsabilidades e atribuições
1. Planejar, organizar, dirigir, coordenar, controlar e avaliar as atividades das equipes de apoio da área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDI) nos produtos, processos e serviços tecnológicos da empresa, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos.
2. Realizar prospecção tecnológica e adaptar tecnologias à realidade nacional, pesquisar mercado e necessidades de clientes.
3. Acompanhar desempenho dos produtos lançados e desempenho geral da categoria, avaliando vendas e quebras, propondo melhorias, inovações e extinções.
4. Compatibilizar a força de trabalho de PDI, recursos econômicos e materiais e serviços.
5. Validar novas tecnologias, produtos e serviços, realizando a acreditação de tecnologias de terceiros, rastreando resultados, examinando documentos e verificando conformidades técnicas e legais.
6. Validar inovações metodológicas, promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor produtivo, coordenar elaboração de projetos, montagem e testes de plantas-piloto, protótipos e novos serviços e processos.
7. Prestar consultoria técnica para produção em escala industrial e promover treinamento de novas tecnologias para equipes de produção.
8. Buscar a otimização do desempenho da área, identificando, monitorando e avaliando resultados de indicadores, e definindo e implementando ações de melhoria.
9. Realizar a elaboração e preparo de amostras, assim como o envio da mesma com documentação técnica necessária, determinar os parâmetros técnicos do processo de novos produtos em termos de equipamento e etapas de preparo.
10. Elaborar os documentos de aprovação com todas as informações técnicas relevantes para a aprovação de novos produtos, coordenar o processo de aprovação de novos produtos.
11. Identificar oportunidades de mercado e potenciais produtos, avaliando o desempenho de vendas das principais categorias no mercado e na empresa, analisando a concorrência e propondo inovações.
12. Efetuar apresentações e painel sensorial para aprovação de novos produtos ou matérias-primas ou mesmo para divulgação da linha de produtos da empresa, para clientes internos ou externos.
13. Trabalhar em estreita colaboração com equipes de compras, produção, qualidade, marketing e vendas para garantir a viabilidade e a comercialização dos novos produtos.
14. Assegurar que todos os novos produtos estejam em conformidade com regulamentações e normas ambientais, promovendo práticas sustentáveis na produção de embalagens.
15. Proteger a propriedade intelectual da empresa, acompanhando elaboração de pedidos de proteção, monitorando depósito de novos pedidos de terceiros, fornecendo subsídios para exame técnico de proteção.
16. Conduzir reuniões de trabalho e acompanhar auditorias.
17. Prestar assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico.
Requisitos e qualificações
1. Graduação em Engenharia, Química, Ciência dos Materiais ou áreas relacionadas. MBA ou Especialização será um diferencial.
2. Experiência mínima de 5 anos em PDI, preferencialmente na indústria de embalagens.
3. Capacidade de análise de dados e geração de insights para tomada de decisões estratégicas.
4. Habilidades de gestão de projetos e liderança de equipes.
5. Excelentes habilidades de comunicação e capacidade de trabalhar em equipe.
6. Idioma inglês avançado.
7. Disponibilidade para viagens ao exterior.
8. Visão estratégica e orientada para resultados.
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