Com o intuito de fortalecer ainda mais sua atuação e impacto na região, o IPAM está abrindo inscrições para o processo de seleção para contratação de um profissional para trabalhar no gerenciamento dos projetos da Diretoria Adjunta de Políticas Públicas, sediada em Brasília, prestando apoio aos coordenadores técnicos e às equipes de execução.
**Responsabilidades e atribuições**
- Apoiar a Diretoria de Políticas Públicas na organização, sistematização e gerenciamento dos projetos;
- Realizar o acompanhamento físico-financeiro dos projetos, trabalhando em conjunto com a equipe de Controladoria e Diretoria Adjunta de Políticas Públicas;
- Monitorar o cumprimento dos prazos contratuais estabelecidos para os projetos;
- Manter a comunicação formal para os financiadores, sobre o planejamento, o progresso e os resultados dos projetos, alinhado com a Diretoria Adjunta de Políticas Públicas;
- Estimular e manter a comunicação eficaz entre as equipes, instituições envolvidas e entre os diferentes níveis condução dos projetos;
- Organizar e conduzir reuniões periódicas de acompanhamento das atividades dos projetos, mantendo todas as partes envolvidas informadas e alinhadas;
- Elaborar Termos de Referência e acompanhar o desenvolvimento de atividades de consultoria relacionadas aos projetos;
- Gerenciar o conhecimento gerado pelos projetos, garantindo sua documentação e disseminação adequadas;
- Conduzir o monitoramento de riscos dos projetos, identificando potenciais problemas junto às equipes e coordenadores técnicos;
- Apoiar o planejamento dos projetos de Políticas Públicas, por meio da organização e condução de reuniões e da elaboração de instrumentos de planejamento;
- Apoiar a elaboração de projetos de captação de recursos, assegurando a qualidade e alinhamento com os objetivos institucionais.
**Requisitos e qualificações** Formação**:
Graduação completa na área ambiental (Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia ou demais cursos superiores relacionados).
**Requisitos da vaga**:
- Conhecimento aplicado de metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos;
- Alta capacidade de escrita e comunicação em português e inglês;
- Conhecimentos de informática: especialmente Microsoft Excel (nível intermediário), Word e PowerPoint.
- Disponibilidade para viagens a outras localidades conforme necessário;
- Autogestão;
- Proatividade;
- Organização;
- Comprometimento no cumprimento de prazos;
- Capacidade de trabalhar de forma colaborativa;
- Respeito à diversidade;
- Capacidade de gerenciar tarefas sobre temas diversos;
- Empatia.
**Informações adicionais** Diferenciais**:
- Experiência com projetos de cooperação internacional;
- Experiência anterior de trabalho no terceiro setor;
- Facilitação de eventos;
- Habilidades de articulação com profissionais de instituições parceiras;
- Pós-graduação em gerenciamento de projetos;
**_
Condições do contrato:_**
- O contrato será feito em regime de CLT;
A nossa missão é promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.