Responsável pela execução dos processos de Telecomunicações e Redes Locais (cabeadas e sem fio) / Metropolitanas, com o objetivo de assegurar a disponibilidade dos serviços de dados, voz e vídeo (colaboração) primordiais para a operação do Sistema Interligado Nacional e para o uso interno de todos os colaboradores do ONS. Atuar de maneira colaborativa e integrada com as outras gerências da TI promovendo a manutenção, evolução, transformação, modernização, disponibilidade, continuidade e performance dos serviços e soluções de TI ofertados pela TI.Atividades: 1. Garantir a qualidade dos serviços de Telecomunicações e Redes, por meio da: i) elaboração e execução do plano de manutenções preventivas; ii) monitoração da disponibilidade e qualidade dos circuitos de comunicação; iii) execução das manutenções corretivas; iv) monitoração, apuração e análise dos indicadores de qualidade e disponibilidade; abrangendo, as redes internas do ONS e os recursos usados na comunicação de dados e voz entre ONS e os Agentes do SIN.2. Garantir a implantação e a disponibilização de dados e voz para as salas de controle do ONS, por meio da execução de ações definidas no processo de integração de novas instalações de Agentes do Sistema Interligado Nacional, com a certificação do atendimento aos requisitos para a emissão dos Termos de Liberação e da Declaração de Atendimentos aos Procedimentos de Rede.3. Analisar e emitir pareceres técnicos referentes aos projetos básicos de telecomunicações dos Agentes, em conformidade com os Editais da Aneel e Procedimentos de Rede.4. Revisar os Procedimentos de Rede, por meio do aperfeiçoamento dos requisitos de telecomunicações provocados por demandas internas e contribuições recebidas dos Agentes.5. Apoiar na prospecção de novas tecnologias, serviços e soluções e assegurar a Gestão do Conhecimento, por meio da coordenação de workshops técnicos e/ou elaboração/realização de artigos técnicos, procedimentos, minicursos, palestras e outras soluções / ferramentas disponíveis no mercado.6. Garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos recursos de Telecomunicações e Redes por meio do uso das normas e procedimentos de segurança do ONS.7. Contribuir no gerenciamento dos projetos de telecomunicações com a elaboração de documentos técnicos, captação orçamentária, licitação, implantação e testes dos novos produtos/serviços para os usuários.8. Promover e Atuar em conjunto com a Infraestrutura de TI, a padronização do gerenciamento e monitoramento das soluções e serviços de TI a partir de um modelo unificado e padronizado que facilitem a sua implementação quando utilizado um datacenter on-premise ou em nuvem (cloud).9. Assegurar e Monitorar em conjunto com a Infraestrutura de TI, o Gerenciamento dos Ativos de Tecnologia da Informação, garantindo a implementação dos planos de manutenção preventiva / corretiva, inventário, metering dos recursos, capacity planning para dimensionamento da infraestrutura, plano de atualização (obsolescência) e o descarte seguro dos ativos seguindo os padrões de sustentabilidade e segurança cibernética existentes no mercado.10. Assegurar que os recursos / serviços de colaboração contratados pelo Operador (MCU, terminais de vídeo conferência, projetores, sistemas de áudio e vídeo, streamings e etc.).11. Atuar de maneira colaborativa e integrada com as outras disciplinas da Infraestrutura de TI (Microinformática, Datacenters, Aplicativos, Banco de Dados e Ambiente Virtualizado) e da TI (Comunidades Técnicas e de Relacionamento, Arquitetura, Governança, Relacionamento, Projeto, Manutenção e Segurança Cibernética) na identificação / análise de novas soluções / tecnologias e na solução de problemas (troubleshooting) que possam estar prejudicando o desempenho / performance das soluções / serviços suportados pela área de Tecnologia da Informação do ONS.12. Desenvolver os requisitos técnicos obrigatórios para os processos de contratação de serviços, soluções em TI e hardwares que estejam associados ou utilizem a infraestrutura e/ou serviços de telecomunicações.13. Implementar, manter e seguir as práticas ITIL em todas as tarefas desempenhadas e suportadas pela gerência de Telecomunicações.14. Gestão técnica de contratos de fornecedores.Conhecimentos obrigatórios:ITIL; TCP/IP (v.4 e v.6); Redes Locais (LAN/WLAN) / SDN – Software Definied Networking e de Longa Distância (WAN/SDWAN); Soluções de Observabilidade / Monitoramento (ex: Zabbix)QoS (Quality of Service); Protocolos de roteamento dinâmico (RIP, OSPF, BGP), dentre outros protocolos de comunicação; Virtualização (VMware, Nutanix) e Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Normas técnicaspara os serviços de Cabeamento Estruturado; Cloud Computing;Soluções de Colaboração e Telefonia IP; Segurança Cibernética; Metodologia Ágil; Gerência e Monitoramento de Redes de Computadores / Redes de Computadores / Redes Móveis / Internet das Coisas / Redes Wi-Fi; Gerenciamento de Projetos; Central de Serviços / Atendimento / Service Desk; Datacenters;Inglês Avançado.Conhecimentos desejáveis:COBIT; Software Defined (Datacenter / Network) / Automação; KPI's;Inteligência Artificial; Métodos ÁgeisOferecemos:Salário compatível com o mercado; Assistência Médica e Odontológica Saúde Bradesco (extensiva aos dependentes diretos); Programa de Saúde Ocupacional; Previdência Privada; Vale Refeição/Vale Alimentação; Seguro de vida;Auxílio creche (de 0 a 7 anos); Participação nos Resultados; Day-off de aniversário, e outros.