**Descrição**:
Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante no domínio da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, com cerca de 20.700 funcionários.
A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como desenvolvimento e emprego, energia, meio ambiente, manutenção da paz e segurança.
Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão - em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) más também o Ministério da Economia e Energia (BMWi) - e outros clientes dos setores público e privado em cerca de 120 países no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional.
Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.
Descrição da vaga e áreas de responsabilidade
O/A assistente atuará na equipe de Recursos Humanos, com foco no apoio ao pessoal internacional da GIZ Brasil e seus familiares e processos de segurança institucional da empresa.
O trabalho envolverá atividades de apoio direto a pessoas, assim como atividades de suporte com processos que envolvem instituições externas (Itamaraty, Organismos Internacionais, DETRAN-DF etc.)
e a GIZ Central, frequentemente em idioma alemão.
Principais Tarefas
Segurança:
- Apoiar o Diretor Nacional e Diretor Financeiro e Administrativo na implementação dos requisitos mínimos de segurança institucional da GIZ correspondente ao nível de risco local;
- Elaborar relatórios técnicos periódicos e procedimentos-padrão para situações de crise (evacuação, hibernação), assim como sua atualização;
- Participar e contribuir em reuniões regulares do Grupo de Gestão de Riscos e Crise (Crisis and Risk Management Team) e reuniões regionais com outros pontos focais de Segurança da América Latina e Caribe;
- Controlar novos casos internos de COVID-19 e relatórios à GIZ Central, enquanto durar a pandemia;
- Reportar à GIZ Central eventos extraordinários que interfiram na segurança de peritos enviados no país, como roubos, assaltos e acidentes;
- Gerir o sistema de notificação de evacuação em massa (Emergency Mass Notification System) e controle de respostas em caso de emergências;
- Outras atividades conforme demanda.
RH
- Apoiar, assessorar e intermediar questões administrativas entre os Peritos Enviados da GIZ - AMAs e os Cooperantes Enviados - EHs, a Embaixada da Alemanha, a Central da GIZ na Alemanha e o Itamaraty;
- Elaborar e atualizar os manuais informativos internos destinados aos Pertos Enviados: Bem-vindo(a) ao Brasil, Infoblatts, Manual de Situações de Risco, Emergência no Brasil - Krisenplan (alemão e português), lista de médicos, telefones úteis, entre outros documentos;
- Elaborar todos os documentos que se façam necessários à solicitação de visto para estagiários internacionais dos programas e projetos da GIZ, além do apoio com sua chegada ao Brasil;
- Intermediar todos os processos administrativos entre a Agência da GIZ e Embaixada da Alemanha, em relação às questões de importação e exportação de material e despache aduaneiro, solicitação de visto, credenciamento, isenções e restituições de impostos, solicitações de trabalho para dependentes dos peritos enviados, entre outros;
- Apoiar administrativamente consultores de longo prazo (a partir de 04 meses de contrato), desde que autorizado pelo Superior do Projeto/Programa;
- Apoiar o KfW (Banco de Desenvolvimento Alemão), quando solicitado, em questões referentes aos vistos de pessoal enviado, aquisição, venda, importação e exportação de veículos oficiais e particulares;
- Apoiar na chegada e adaptação de parceiros(as) de peritos(as) internacionais (MAP) em missão no Brasil, oferecendo orientações gerais sobre a vida local, mercado de trabalho, aulas de idiomas e apoio com trâmites relacionados;
- Elaborar comunicados internos do setor, mediante demanda;
- Outras tarefas atribuídas à função, conforme orientação do(a) superior(a) direto(a).
Requisitos desejados: Qualificações / Experiência Profissional
- Graduação universitária em Administração, Relações Internacionais, Letras, Secretariado ou outras áreas correlatas.
- Proficiência escrita e oral na língua alemã (nível B2) e proficiência escrita e oral na língua inglesa (nível avançado), são obrigatórios.
- Experiência em Organismos Internacionais ou Embaixadas e/ou experiência no setor de Recursos Humanos.
Outras experiências / **Competências**:
- Conhecimento avançado no uso de programas para PC e Microsoft (especialmente Word, Excel e Internet, Power Point, Outlook).
- Competências interculturais e de gênero.
- Facilidade de comunicação.
- Proatividade e trabalho em equipe.
Estamos em constante crescimento e sempre em busca de novos talentos!
Se você des