Somos o Grupo Energisa!
Com mais de cem anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com controle 100% nacional do setor elétrico brasileiro.
Nosso portfólio diversificado abrange distribuidoras, concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas - a (re)energisa -, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.
Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás.
Transformamos, através de nossos mais de 17.000 colaboradores, energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas.
Acreditamos na força da diversidade e da pluralidade para gerar inovação e atingir resultados incríveis.
Aqui todos são muito bem-vindos!
Quer fazer parte desta história?
Confere se esta oportunidade tem match com o seu perfil e vem conosco participar desta jornada de seleção!
**Responsabilidades e atribuições**
- Desenvolver programas de trabalho devidamente documentados e que alcancem os objetivos esperados e respostas tempestivas aos casos de fraude, corrupção, integridade, desvios éticos e assemelhados;
- Estabelecer plano de trabalho, fazer avaliação inicial dos eventos, realizar entrevistas e colheita de depoimentos de forma eficaz e célere e examinar documentos que possam dar suporte à investigação;
- Investigar denúncias de desvio de conduta, ou ex-ofício, de forma consistente com os objetivos do trabalho e manter-se alerta para a existência de deficiências de controle;
- Elaborar relatórios relacionados aos casos de desvio de conduta, fraudes e assemelhados para fins de apreciação e deliberação do Comitê de Ética;
- Realizar uma avaliação preliminar dos riscos relevantes relacionados às investigações de fraude, desvios éticos e similares, de forma que os objetivos do trabalho reflitam os resultados dessa avaliação;
- Fazer avaliação de riscos, controles e processos nas principais áreas e atividades das empresas, de forma a prevenir fraudes, desvios éticos e similares, identificando as ações corretivas que se fizerem necessárias e contribuindo na elaboração de planos de ação para a implantação de ações mitigadoras;
- Elaborar levantamento de procedimentos e confeccionar Papel de Trabalho correspondente, na forma descritiva ou por fluxograma; Executar testes de validação e de transação de acordo com programa de ação estabelecido; Emitir pareceres intermediários a respeito de enfoques examinados; Estabelecer a adoção de plano de amostragem, aplicada ao sumário de volume; Observar o cumprimento de normas, procedimentos internos e determinações legais nos enfoques examinados; Formular recomendações a nível de Papel de Trabalho, com relação a pontos de racionalização, simplificação, fortalecimento do controle interno, segurança das informações, irregularidades ou divergências observadas nos enfoques examinados;
- Assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, fortalecimento e o funcionamento do sistema de controles internos da empresa, procurando mitigar os riscos de fraude, desvio de conduta e similares de acordo com a complexidade dos negócios, bem como disseminar a cultura de ética, integridade e controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes;
- Garantir a aderência da empresa a qualquer regulamento identificado como aplicável, independentemente da origem ou impacto, tendo sempre a preocupação de disseminar a cultura de ética, integridade e controles internos em todas as ramificações da empresa;
- Disseminar elevados padrões éticos, integridade e compliance pela organização;
- Avaliar de forma geral a governança corporativa, gestão de riscos e os controles na organização com foco na gestão integrada de riscos e orientada para sua estratégia;
- Zelar pela ética/conduta da empresa de forma abrangente, prevenindo fraudes de qualquer natureza;
- Avaliar o impacto da regulamentação no negócio, para entender melhor os riscos envolvidos versus relação custo/benefício de alterações necessárias de processos/sistemas/produtos;
- Participar proativamente e preventivamente na análise dos riscos de novos produtos/processos e respectivas alterações;
- Monitorar os riscos de compliance, detectar desvios e acompanhar a implementação de ações que mitiguem o risco, solicitar a criação de relatórios faltantes/alertas para riscos significativos;
- Contribuir na institucionalização de processos e métodos mais adequados de forma que as operações estejam em conformidade com as leis;
- Contribuir para que a empresa adquira uma cultura interna de compliance e integridade, incentivando a conscientização da importância desse conceito dentro de toda a corporação, de modo que todos os colaboradores, gestores e parceiros entendam a importância des