Propor alterações no processo de fabricação de peças e nos trabalhos de montagem do produto, através de estudos adequados e de levantamentos diversos, a fim de obter racionalização da mão de obra, redução de custos, melhor aproveitamento das matérias primas, melhoria de qualidade e etc..
Atuar de acordo com os parâmetros e conceitos de qualidade estabelecidos na empresa, cumprindo técnicas de 5S, seguindo procedimentos operacionais descritos, padronizando sistemas e trabalhos, auxiliando seu superior na conclusão de diversas etapas, executando outras técnicas afins de Qualidade junto a sua unidade de trabalho.
Analisar e estudar as máquinas e matérias primas empregadas na fabricação de peças, propondo novas medidas referentes às propriedades mecânicas e metalúrgicas das mesmas, objetivando melhorias de qualidade, produtividade e redução de custos.
.Acompanhar a execução de experiências e implantações de novos processos junto às estações de trabalho, analisando tempos, confirmando economias, comunicando seu superior através de relatórios técnicos.
Desenvolver projetos, desenhos de plataformas, bancadas, prateleiras, carrinhos de transporte e outros dispositivos afins, atuando em conjunto com outras áreas envolvidas nessas atividades de apoio.
Elaborar relatórios e levantamentos das atividades executadas e da mão de obra alocada nos diversos setores fabris, para balanceamento das linhas de produção e para utilização nos estudos de controle de efetivo da empresa.
.Providenciar a cronometragem de algumas operações produtivas (ou determinadas análises executadas pelos cronometristas), com o propósito de otimizar as sequências operacionais, possibilitar a racionalização dos trabalhos produtivos e contribuir com estudos e subsídios para a determinação de novos métodos e processos de trabalho.
Elaborar o plano de corte de materiais, confirmando os melhores posicionamentos para corte de peças, visando a redução de desperdícios e de custos em geral.
Auxiliar a implantação de novos produtos, analisando viabilidades para a realização de seus serviços; prestar constante apoio para as células de manufatura, orientando sobre diversas questões técnicas; auxiliar em testes e pesquisas para implantação de novas máquinas e equipamentos industriais; executar também outros serviços correlatos, relativos aos métodos e processos da organização, operando microcomputadores, elaborando relatórios e planilhas, etc.
Curso Técnico de 2º grau completo em Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica ou outros afins compatíveis com a área.
Cursando Superior em Engenharia de Produção, Mecânica, ou outros afins compatíveis ou Gestão de Produção, Administração de Empresas ou outros compatíveis com a área.