**Descrição**:
Sobre a GIZ
A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é uma empresa do governo alemão atuante no âmbito da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.
A GIZ tem mais de 50 anos de experiência em uma ampla variedade de áreas, como o desenvolvimento e emprego, a energia, meio ambiente, manutenção da paz e segurança.
Como empresa federal de utilidade pública, a GIZ apoia o governo alemão - em particular, o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (BMZ) e o Ministério do Meio Ambiente, (BMU) - e outras entidades dos setores público e privado em cerca de 130 países no alcance dos seus objetivos em cooperação internacional.
A GIZ atua em base nos princípios de cooperação e liderança (KuF): 1) Criar juntos significado; 2) Cooperar na diversidade; 3) Praticar liderança adaptativa e 4) Experimentar e inovar.
Com este objetivo, a GIZ trabalha em conjunto com os seus parceiros para o desenvolvimento de soluções eficazes e sustentáveis.
Sobre o Projeto
O projeto tem como objetivo apoiar e fortalecer Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) para o seu posicionamento e para a realização dos seus direitos humanos e das metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, em articulação com instituições brasileiras com responsabilidades e atuação em matéria de direitos humanos.
As atividades do projeto são executadas tanto em nível local como nacional.
O projeto é implementado em Brasília, sede nacional do MPF, e em três regiões piloto: Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, definidas em conjunto pelo MPF e CNPCT.
Em nível nacional, o MPF e CNPCT promovem o desenvolvimento tecnológico da Plataforma e desenvolvem suas capacidades para a gestão eficaz e o uso da plataforma como iniciativa multiatores.
Em nível local, as organizações, representantes e líderes de PCTs são apoiadas no uso da Plataforma e fortalecidas para articulação estratégica.
A base da sua concepção e da sua implementação é o princípio "Não deixar ninguém para trás" da Agenda 2030, com uma abordagem sensível ao gênero.
Áreas de Responsabilidade
A/O estagiária/o irá atuar em Brasília, na sede da GIZ Brasil, integrando-se à equipe do projeto "Territórios Vivos" (Agenda 2030: Contribuição para a implementação do princípio Não Deixar
Ninguém para Trás) da GIZ Brasil.
Ele/Ela apoiará a equipe na organização de workshops, treinamentos, levantamento de informações e dados relevantes para estudos do projeto, dentre outras atividades técnicas, logísticas e administrativas de acordo com os objetivos e indicadores do projeto.
Adicionalmente, o/a estagiário/a apoiará a assessoria de gênero e direitos humanos do Programa Biosfera na assessoria a projetos na promoção dos direitos humanos e da equidade de gênero e na implementação do princípio Leave No One Behind.
Principais Tarefas
- Apoiar na concepção, na organização logística, na relatoria e desenvolvimento de materiais para workshops, eventos e treinamentos;
- Fazer levantamentos dados e pesquisas para elaboração de análises para o projeto e para o programa;
- Apoiar na organização de diálogos de articulação institucional e com a sociedade civil;
- Apoiar nos processos administrativos e de documentação do projeto e das atividades nas temáticas de gênero e direitos humanos do programa;
- Apoiar na sistematização e documentação de boas práticas e instrumentos bem-sucedidos para a promoção da igualdade de gênero e direitos humanos e de inclusão social;
- Apoiar a documentação de lições aprendidas com respeito a promover a igualdade de gênero, direitos humanos e inclusão social na Cooperação Alemã;
- Fazer levantamentos, monitoramento e sistematizações sobre temas e dados relacionados à transversalisação de gênero e direitos humanos que serão definidos previamente, e elaborar resumos para projeto/programa;
- Apoiar na gestão de conhecimento no âmbio da assessoria do Programa e do projeto quanto aos temas de gênero e direitos humanos;
- Outras atividades conforme demanda.
Requisitos desejados: Qualificações e Conhecimentos Adicionais Exigidos
Formação:
- Estar cursando (a partir do 4° semestre) Ciências Sociais, Direito, Relações Internacionais, Antropologia, Sociologia, Economia, Ecologia, Geografia ou afins.
Conhecimentos & Perfil
- Ter capacidade de trabalho em equipe, iniciativa e dinamismo;
- Ter experiências na elaboração de textos para publicação e boa redação em português;
- Ter postura proativa para articular com diversos projetos e atores;
- Ter abertura para novas tarefas e desafios;
- Ter vontade e empenho para aprender.
Qualificações e Conhecimentos Adicionais Desejáveis
- É desejável ter experiência com abordagens de inclusão social de grupos socialmente minorizados, em especial povos indígenas, comunidades tradicionais, grupos extrativis