COMUNICADO DAS VAGAS EETAPAS DO PROCESSO SELETIVO EXTERNOPARACONTRATAÇÃO POR PRAZO INDETERMINADO - PSE/IN Nº 01/2025Vaga: INSTRUTOR DE ATIVIDADES TECNOLOGIAS DIGITAISQuantidade de vagas/Lotação (local de trabalho): 01 Vaga Jaboatão dos GuararapesTipo de Contratação: Contrato indeterminado (após o período de experiência de 90 dias - Regido pela CLT).Carga Horária: Horista (Mínima de 10h e máxima de 40h semanais de acordo com a necessidade do SESC/PE).INFORMAÇÕES SOBRE A VAGARequisitos: Ensino Médio com curso de qualificação/certificação (mínimo de 160 horas) em Tecnologias (geral), Tecnologia da Informação (T.I.
), Informática ou Robótica Educacional, ou Técnico de nível Médio em T.I.
e Experiência mínima de 06 (seis) meses na área de Tecnologias Digitais, com foco em ensino.Competências Comportamentais: Comprometimento, Proatividade, Foco em Resultados, Relacionamento Interpessoal e Ética.Descrição das atividades do cargo: Planejar e ministrar aulas de tecnologias digitais para os estudantes do Sesc, comerciários, seus dependentes e o público em geral, em laboratórios, espaços maker ou em ações externas.
Construir materiais didáticos que contribuam para estimular a criatividade e inovação dos estudantes nas áreas de competência do cargo, sob coordenação da equipe pedagógica.
Participar da elaboração dos planos de cursos ofertados pelo Sesc no âmbito da unidade operacional de atuação no Sesc.
Apoiar tecnicamente na manutenção do Laboratório de tecnologias.
Auxiliar na elaboração e execução do plano de trabalho estratégico da Escola no que tange à área de atuação do(a) instrutor(a).
Contribuir com as informações técnicas necessárias para compor os Termos de Referência de aquisição de mobiliários, equipamentos e materiais didáticos.
Organizar e zelar pela limpeza dos equipamentos do laboratório e pelo conjunto de equipamentos, instalações e mobiliário do Laboratório de tecnologias.
Participar de formações (presenciais e/ou EaD) concretizando seu aperfeiçoamento profissional, com o compromisso de multiplicação para os demais funcionários do Sesc, quando solicitado.
Participar de reuniões pedagógicas e projetos didáticos desenvolvidos nas Unidades Operacionais.
Participar de reuniões técnicas com as áreas Fim e Meio do Sesc, de acordo com a demanda.
Dar suporte técnico nos equipamentos tecnológicos do Sesc, além da implantação e atualização dos Sistemas que se fizerem necessários Participar dos projetos e ações organizados pelos diferentes programas finalísticos na sua alçada de atuação, contribuindo para o atendimento dos diversos públicos do Sesc PE.
Executar outras atividades correlatas à natureza do cargo.SALÁRIO E BENEFÍCIOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE E NOMAS ADMINISTRATIVAS INTERNASSalário inicial: R$ 22,43 hora / Salário após 90 dias: R$ 24,92 horaVale Transporte;Auxílio Saúde; Auxílio Creche; Vale Alimentação/Refeição; Previdência Privada; e Descontos em serviços do SESC/PE.DO PROCESSO SELETIVOETAPA 1 INSCRIÇÃO (ON-LINE) (Item 3. do Regulamento Padrão PSE/IN)ETAPA 2 VERIFICAÇÃO DE REQUISITOS (ON-LINE) (Serão aceitas apenas comprovações conforme descritas no Item 6. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão aceitos apenas os seguintes formatos para os arquivos: PDF (.pdf) e Imagem (.jpg; .jpeg; .png).
Tamanho máximo: 5MB.
Para um requisito específico cujo documento possua mais de uma página e/ou seja frente e verso, o candidato deverá compilar e anexar o respectivo documento como arquivo único.Todos os documentos de comprovação dos requisitos deverão ser nominais com clara referência ao candidato inscrito.ANEXAR no ato da Verificação de Requisitos: Comprovante de Conclusão do Ensino Médio, comprovante de curso de qualificação/certificação (mínimo de 160 horas) em Tecnologias (geral), Tecnologia da Informação (T.I.
), Informática ou Robótica Educacional, ou Técnico de nível Médio em T.I; comprovante de Experiência mínima de 06 (seis) meses na área de Tecnologias Digitais, com foco em ensino.COMO COMPROVAR A ESCOLARIDADE:Os diplomas e certificados de conclusão de nível fundamental, de nível médio, nível técnico, Graduação, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado, somente serão válidos quando emitidos por Instituições credenciadas pelo Sistema Federal (MEC) ou Estadual (CEE), que mantenham cursos autorizados e reconhecidos por esses sistemas.COMO COMPROVAR A EXPERIÊNCIA:Nos casos em que a Carteira de Trabalho não faça clara referência ao cargo, função, atividades ou área de atuação solicitada no Comunicado da Vaga, a comprovação de experiência deverá ser acrescida de certidão/declaração, cujas informações complementares contemplem o atendimento ao requisito.A experiência profissional deverá ser comprovada em uma das formas a seguir:Carteira de Trabalho, com a identificação do candidato, data de admissão e rescisão (quando for o caso).
Na CTPS deve haver clara referência à área à qual se candidatou no PSE/IN;Certidão e/ou declaração com clara referência ao período de início e término (quando for o caso) da experiência profissional, emitida pela unidade de recursos humanos ou pelo responsável legal da empresa em que prestou atividades como contratado, estagiário ou voluntário.
Na certidão e/ou declaração deve haver clara referência ao cargo, função, atividades ou área de atuação à qual se candidatou no PSE/IN;As certidões e/ou declarações deverão ser emitidas em papel timbrado pela unidade de recursos humanos ou pelo responsável legal da empresa.Trabalhos voluntários só serão considerados para fins de comprovação da experiência profissional quando prestados ao Sesc ou outras Instituições sem fins lucrativos.O registro e a declaração da experiência apresentada pelo candidato que não identificar claramente a correlação das atividades exercidas com a função pretendida não será considerada para fins de Verificação de Requisitos.Quando exigida experiência mínima de 6 (seis) meses nos últimos 5 (cinco) anos comprovada em carteira de trabalho, esta será contabilizada considerando a data de abertura do processo seletivo.ETAPA 3 AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO (ON-LINE) (Item 7.11. do Regulamento Padrão PSE/IN)A avaliação será composta por 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos, com pontuação de 1,0 (um) ponto cada.
A avaliação terá a pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.Conteúdo da Avaliação: Conhecimentos Específicos: Computação Gráfica; Edição de imagem; Programação; Conhecimento de sistema operacional; Hardware; Conhecimento de Internet; Software específicos (pacote Office); Sistemas de Rede; Robótica Educacional; Relações Humanas na Escola; Inteligência artificial; Eletrônica Básica; Fabricação digital Modelagem 3D e Corte a Laser.Duração da Avaliação: 01 (uma) hora.
Informações: Etapa on-line que será realizada através de link encaminhado ao e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo.
A avaliação de conhecimento será aplicada para todos(as) os(as) candidatos(as), de um mesmo cargo, na mesma data e horário, com o mesmo tempo de duração.
O link para realização da respectiva etapa ficará disponível apenas durante o período estabelecido conforme cronograma.
Os gabaritos das Avaliações de Conhecimento serão divulgados na Página de Carreiras do Sesc/PE ( 4 HABILITAÇÃO (PROCEDIMENTO INTERNO) (Item 7.10. do Regulamento Padrão PSE/IN)Serão analisados os documentos dos candidatos com as maiores notas da Avaliação de Conhecimento até atingir o quantitativo de 25 (vinte e cinco) habilitados.ETAPA 5 AVALIAÇÃO SITUACIONAL (PRESENCIAL) (Item 7.12. do Regulamento Padrão PSE/IN)1ª.
Estudo de Caso: Esta etapa terá temáticas voltadas às atividades desempenhadas no local de trabalho.
Serão feitas 02 (duas) questões para que o(a) candidato(a) possa dissertar sobre o referido tema.Duração da Avaliação: 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutosConteúdos da Avaliação: Computação Gráfica; Edição de imagem; Programação; Conhecimento de sistema operacional; Hardware; Conhecimento de Internet; Software específicos (pacote Office); Sistemas de Rede; Robótica Educacional; Relações Humanas na Escola; Inteligência artificial; Eletrônica Básica; Fabricação digital Modelagem 3D e Corte a Laser.2ª.
Apresentação da resposta: Na mesma data, o(a) candidato(a) fará a apresentação das respostas ao estudo de caso para a banca examinadora, com duração máxima de 15 (quinze) minutos.Critérios de avaliação por questão: 1.
Conhecimento técnico - (0 3,5 pontos); 2.
Objetividade na abordagem do tema (clareza e síntese) - (0 1,0 ponto); 3.
Emprego correto de conceitos, relações e outros.
(0 0,5 ponto).Informações: Etapa presencial que será comunicada através de Convocação para Avaliação Situacional publicada na Página de Carreiras do Sesc/PE (/) e/ou sinalizada pelo e-mail indicado pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição e de acordo com o cronograma estabelecido para realização das etapas do processo seletivo.
A data e horário de cada candidato(a) para a realização da etapa serão divulgados na respectiva convocação, obedecendo a ordem alfabética.
A Avaliação Situacional é uma etapa única composta por duas fases, a entrega do Estudo de Caso é fator condicionante para defesa dele, desta forma o não cumprimento de qualquer uma das fases acarretará na respectiva eliminação do(a) candidato(a).
A Avaliação Situacional terá pontuação máxima de 10,0 (dez) pontos, ficando eliminados os que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) pontos.DO RESULTADO FINAL DO PSE/INRESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO (Item 8. do Regulamento Padrão PSE/IN)A classificação final do PSE/IN será divulgada na Página de Carreiras do Sesc/PE (/), contendo os nomes dos candidatos, obedecendo ao critério decrescente de notas, que não serão divulgadas.