Atuar e ser reconhecido como parceiro estratégico, entregando produtos e soluções de RH e desenvolvendo estratégias customizadas para atender e desenvolver o time Comercial do Porto Bank que está em um desafio importante de transformação.
**Responsabilidades e atribuições**
- ** Planejamento**: realizar diagnósticos nas áreas clientes, identificar oportunidades nas principais frentes de Gente e Cultura com objetivo de melhoria dos processos, estruturar plano de desenvolvimento anual com base nas capacidades organizacionais, com acompanhamento trimestral, estabelecer parcerias internas para implementação a fim de garantir atingimento de KPIs;
- ** Design Organizacional**: buscar melhores práticas no mercado de atuação, conduzir estudos de Span & Layers em parceria com o time de Remuneração, analisar indicadores e identificar oportunidades de revisão de estrutura, revisão de cargos e salários para ganho de eficiência operacional e contribuição para redução de DA na área cliente;
- ** Atração e Seleção**: com base na estrutura organizacional definida, apoiar líderes nas ações de atração, promoção e demais movimentações, para garantir assertividade do processo seletivo;
- ** Planejamento Sucessório**: em parceria com as áreas clientes e área institucional de Gente e Cultura, atuar no planejamento de sucessão, com implantação de ações de mapeamento, análise e desenvolvimento de talentos;
- ** Estratégia de D&I**: atuar fortemente na definição de estratégia de Diversidade e Inclusão para as áreas clientes, estabelecendo ações de contratação, reconhecimento e desenvolvimento a fim de aumentar os índices de mulheres e negros em cargos de liderança;
- ** GMO**: ser um agente de gestão de mudanças em processos de reestruturações, fusões, desmobilizações das áreas/ empresas;
- ** Desenvolvimento de liderança**: realizar diagnóstico e definir estratégia para desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicar prazos e expectativas do processo aos líderes, fomentar a participação em programas institucionais, obrigatórios ou não, treinar líderes para que sejam agentes facilitadores do desenvolvimento das equipes com uso adequado de ferramentas de avaliação de desempenho, feedback, planejamento de sucessão e agenda de desenvolvimento;
- ** Estratégia do Negócio**: conduzir Visionings e PDOs - Programas de Desenvolvimento Organizacionais com o objetivo de desenvolver a visão/ estratégia de futuro da área, clareza dos desafios, dos objetivos e bom funcionamento da equipe para atingimento de resultados;
- ** Gestão de Desempenho**: trabalhar a capacitação dos líderes para garantir que todos os colaboradores compreendam o processo de gestão de desempenho, orientar líderes e equipes sobre como definir expectativas claras, reforçar a demonstração dos valores, consolidar o resultado geral da avaliação de desempenho e fornecer orientação aos líderes sobre colaboradores acima e abaixo do esperado para atuar na gestão da consequência;
- ** Treinamento e Desenvolvimento**: facilitar o aprendizado e estimular participação nos programas ofertados como oportunidades de desenvolvimento, investigar e identificar proativamente as necessidades de aprendizado e desenvolvimento dos parceiros de negócio e trabalhar em parceria com a área institucional/ Especialista de T&D para atender de forma eficaz e garantir a implementação de todas as demandas conforme planejamento estabelecido;
- ** Onboarding**: garantir aculturamento de novos colaboradores na filosofia empresarial bem como a integração nas áreas clientes.
Aos promovidos para a primeira gestão, garantir capacitação em relação às políticas, processos e práticas de gestão
- ** Relações com colaboradores e engajamento**: colaborar com as áreas clientes para liderar e desenvolver estratégias proativas que melhorem e mantenham o engajamento positivo dos colaboradores, bem como retenção de talentos e redução de turnover.
Implantar ações de melhoria do clima organizacional, monitorar resultados e realinhar estratégia com os líderes, implementar uma estratégia de comunicação eficaz com os colaboradores sobre os principais produtos da área de Gente e Cultura.
Em parceria com a área institucional, alinhar demandas e garantir a implantação de ações de comunicação e engajamento em eventos presenciais e/ou remotos;
- ** Filosofia Empresarial e Compliance**:conforme necessidade, estabelecer junto à Inspetoria, ações de investigação para questões e preocupações relacionadas aos colaboradores (líderes ou não), analisar evidências e aplicar regras, políticas para garantir o tratamento consistente de desempenho e/ou comportamento dos colaboradores mantendo a cultura da empresa
**Requisitos e qualificações**
- Ter atuado em Banco;
- Experiência nos subsistemas de Recursos Humanos;
- Forte atuação nas frentes de remuneração e design organizacional;
- Conhecimento e/ou formação em GMO - Gestão da Mudança Organizacional será um diferencial;
- Graduação em Administração, Psicologia e demais áreas correlat