O CAPS é um serviço destinado a acolher e acompanhar pacientes com transtornos mentais graves, através de atendimento integral que visa estimular e apoiar os usuários em suas iniciativas de busca da autonomia, acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
As equipes são compostas de Médico, Psicólogo, Enfermeiro, Assistente Social, Educador Físico, Psicopedagogo e Terapeuta Ocupacional, dentre outros profissionais.
As atividades contam com atendimentos individuais, ações coletivas, oficinas terapêuticas e ações de articulação junto aos demais Serviços de Saúde da rede e de outros setores (Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Assistência Social).
Os atendimentos são voltados ao público adulto (CAPS Adulto), pacientes com dependência química (CAPS Álcool e Drogas) e crianças e jovens (CAPS Infanto-juvenil), e não há necessidade de encaminhamento para ser atendido.
Responsabilidades:
1. Orientar, planejar e acompanhar as atividades físicas e práticas corporais individuais ou coletivas, que visem a produção do autocuidado.
2. Elaborar plano de exercícios adequados às necessidades e capacidades físicas e cognitivas.
3. Realizar diagnóstico situacional do sujeito e/ou núcleo familiar, grupos ou território, considerando fatores de risco e proteção das condições sociais e de saúde.
4. Propor estratégias de intervenção, baseadas na promoção, prevenção e recuperação em todos os ciclos de vida, incluindo ações no domicilio.
5. Participar de discussão de caso, atividades de matriciamento e elaboração de projetos terapêuticos singulares.
6. Realizar interface com a Rede Assistencial à Saúde, atuando de forma integral na coordenação do cuidado.
Requisitos:
1. Ensino Superior Completo em Educação Física ou Bacharel em Esportes.
2. Pós-graduação completa em uma ou mais áreas: Atividade física adaptada e saúde, Exercício físico aplicado à reabilitação cardíaca e a grupos especiais, Exercício físico como terapia para demências e doenças psiquiátricas, entre outros.
3. Registro Ativo no Conselho da Classe.
4. Experiência mínima de 06 (seis) meses comprovada na função de Professor de Educação Física.
Local de atuação: Zona leste
Escala: Terça a sábado das 13h às 17h (20h)
A SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde.
Missão: Promover ações em saúde integradas com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada, com qualidade técnica e compromisso social e ambiental.
Visão: Ser referência em gestão de serviços em saúde, abrangendo todos os níveis da assistência, garantindo atendimento com qualidade à população dos municípios e estados parceiros.
#J-18808-Ljbffr