Responsável por apoiar no desenvolvimento, gestão e aprimoramento dos produtos de consórcio oferecidos pelo canal.
Isso inclui a análise de mercado, sugestão de estratégias de preços e condições, monitoramento da performance dos produtos e o suporte ao gestor comercial.
O analista também realiza pesquisas para identificar novas oportunidades e tendências no mercado, além de garantir que os produtos atendam às exigências regulatórias e às necessidades dos clientes.
Ele trabalha se comunicando com diversas áreas como marketing, comercial, financeiro e TI, visando aumentar as vendas de forma sustentável.
**Responsabilidades e atribuições**
- Participar da criação de novos planos, produtos e condições comerciais, apoiando na definição de características como prazos, valores das parcelas, taxas de administração, e demais características;
- Avaliar a performance dos produtos existentes e sugerir ajustes (como alterações nas condições de pagamento, preços ou comissões) para atender às necessidades do mercado e parceiro, otimizando os resultados;
- Acompanhar as ofertas da concorrência e identifica oportunidades para melhorar os produtos existentes, como ofertas diferenciadas ou vantagens competitivas.
- Colaborar com a equipe de venda e marketing para criar campanhas de divulgação e estratégias para aumentar a captação de novos clientes e a retenção de clientes existentes.
- Apoiar trabalhos** **com o time financeiro e comercial para definir preços e condições que sejam atrativas para o público-alvo e viáveis para a empresa e parceiros.
- Monitorar os principais KPIs relacionados ao desempenho dos produtos de consórcio, como volume de adesões, taxa de inadimplência, taxa de contemplação, lucro por produto, entre outros.
- Elaborar relatórios e análises para a gestão da área, sugerindo melhorias com base nos dados coletados.
- Colaborar com diversas áreas da empresa, como TI, jurídico, financeiro, marketing e atendimento ao cliente, para garantir que o produto seja eficaz e esteja em conformidade com regulamentações, políticas internas e necessidades do cliente.
- Auxiliar nas dúvidas e necessidades da equipe, garantindo que o time entenda os produtos de consórcio e saiba apresentar as melhores opções para os clientes.
- Certifica-se de que os produtos de consórcio atendem às exigências legais e regulatórias, como as normas estabelecidas pelo Banco Central do Brasil e pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC).
- Avaliar os riscos associados ao produto de consórcio, como inadimplência, cancelamento, NPS e propõe soluções para mitigá-los.
- Mapeara experiência do cliente com o produto, desde a adesão ao consórcio até a contemplação ou finalização do processo.
- Sugerir melhorias na experiência do cliente para tornar o processo de adesão e administração do consórcio mais ágil, transparente e com maior curva de permanência.
- Desenvolver materiais de treinamento para o time e parceiros, garantindo que todos estejam bem informados sobre os produtos de consórcio e suas características.
- Recolher feedbacks dos clientes para entender pontos de melhoria nos produtos e no processo de venda.
Executar outras atividades correlatas conforme orientação do superior imediato.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior completo em Administração, engenharia de produção, ciências contábeis, marketing, economia, finanças ou economia;
- Desejável Pós Graduação em Marketing, Gestão de Projetos, Gestão de Negócio ou áreas afins;
- Experiência com gestão de produtos e análise de dados;
- Finanças: análise financeira, precificação, análise de risco;
- Gestão de produtos financeiros: ciclo de vida, acompanhamento de KPIs;
- Marketing e vendas: estratégias, pesquisa de mercado;
- Análise de dados: ferramentas de BI, Excel, métricas de performance;
- Tecnologia: plataformas digitais, inovação, automação;
- Gestão de projetos: planejamento e metodologias ágeis;
- Mercado de consórcios: funcionamento, tipos, regulamentação será um diferencial.
**Informações adicionais**
**Segue nossos benefícios**:
- Salário compatível com o mercado;
- Convênio médico e odontológico;
- Convênio Farmácia;
- Desconto nos produtos que o Grupo Bamaq comercializa;
- Auxílio Psicológico através da plataforma Zenklub;
- VT;
- Restaurante interno;
- Gympass / Totalpass;
- Cesta de Natal;
- Day off aniversário.
Somos um grupo de origem mineira, que representa grandes marcas mundiais pelo Brasil.
Com 50 anos de tradição, sucesso e solidez possuímos unidades físicas em 18 estados do país, com forte atuação em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Somos movidos por desafios e valorizamos o equilíbrio entre juventude e experiência, sempre em busca da inovação.
**Acreditamos no poder da colaboração e, por isso, unimos alta performance e desenvolvimento