**Ação Afirmativa**:
**Desafios/Missão**:
Orientar e ministrar aulas para grupos de jovens aprendizes, com foco no desenvolvimento de habilidades no ramo da administração e em outras áreas de formação. Esse profissional atuará diretamente no processo de capacitação dos jovens, contribuindo para sua formação profissional e cidadã, promovendo o aprendizado prático e teórico, além de estimular o pensamento crítico e a inserção dos aprendizes no mercado de trabalho.
**Principais Responsabilidades**:
- **Mediação do Aprendizado**: Facilitar o aprendizado em temas relacionados à administração, finanças, gestão de pessoas, e outras áreas correlatas, utilizando metodologias ativas de ensino que promovam a autonomia dos jovens.
- **Orientação Profissional**:Preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo suporte nas questões profissionais, comportamentais e técnicas, além de auxiliar na construção de planos de carreira.
- **Engajamento e Motivação**: Manter a motivação dos aprendizes, criando um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, capaz de engajar jovens de diferentes contextos e perfis.
- **Adaptação de Conteúdos**: Adaptar e inovar os conteúdos programáticos conforme a necessidade de cada grupo, garantindo a inclusão e a personalização do ensino para diferentes níveis de conhecimento.
- **Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais**: Trabalhar o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade e resolução de problemas, aspectos essenciais para o crescimento pessoal e profissional dos jovens.
A pessoa instrutora será responsável também por desenvolver estratégias de acompanhamento do progresso dos alunos, aplicando avaliações práticas e teóricas, além de promover projetos e atividades que ampliem o conhecimento prático nas áreas trabalhadas. É fundamental que a pessoa profissional tenha empatia, proatividade e capacidade de criar vínculos significativos com os aprendizes, sendo um guia na jornada educacional e profissional dos mesmos.
**Requisitos do Cargo**:
Superior Completo em Pedagogia
**Tempo de vivência na função**:
De 1 ano a 2 anos
**Conhecimentos Específicos**:
- Noções de didática voltada para a educação profissional, com ênfase em estratégias de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais.
- Compreensão das especificidades da pedagogia social, voltada para a formação de jovens em situação de vulnerabilidade e a inserção deles no mercado de trabalho.
- Domínio do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint) e ferramentas de produtividade para administração e gestão de conteúdo educacional.
- Capacidade de utilizar plataformas de ensino a distância (EAD) e tecnologias educacionais, como sistemas de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação digital para conduzir aulas remotas ou híbridas.
- Conhecimento sobre o desenvolvimento de habilidades como comunicação eficaz, empatia, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas.
- Aplicação de práticas que incentivem o amadurecimento emocional dos jovens, preparando-os para os desafios profissionais e pessoais.
- Familiaridade com ferramentas e técnicas básicas de gestão de projetos para planejar, executar e avaliar atividades educacionais, oficinas e projetos práticos que integrem a teoria e a prática.
- Habilidade em organizar atividades que incentivem a autonomia e o protagonismo dos jovens no processo de aprendizagem.
**Diferencial**:
- Formação em áreas técnicas (Administração, Informática )
- Experiência com jovens, preferencialmente em programas de aprendizagem ou sociais.
- Habilidade em lidar com grupos diversos e mediar conflitos.
- Conhecimentos sólidos no pacote Office e ferramentas educacionais digitais.
- Essa função exige um perfil dinâmico, comunicativo e capaz de promover transformações sociais através da educação.