Estudar condições de segurança dos locais de trabalho, instalações e equipamentos.Planejar e desenvolver a implementação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos.Vistoriar, avaliar, realizar perícias, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre os agentes de riscos de qualquer natureza.Analisar riscos, acidentes e falhas investigando causas e propondo ações, orientando trabalhos estatísticos e de custos envolvidos.Propor políticas, programas, normas e regulamentos de segurança no trabalho.Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de outros, opinando sob o ponto de vista da segurança.Estudar instalações e equipamentos identificando os pontos de risco e propondo dispositivos de segurança.Projetar sistemas de segurança contra incêndio e coordenar atividades de prevenção e preparação contra catástrofes.Inspecionar locais de trabalho, delimitando áreas de insalubridade e periculosidade.Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção, assegurando qualidade e eficiência.Elaborar planos destinados a criar e promover a prevenção de acidentes, inclusive comissões devidamente monitoradas.Orientar e assessorar treinamentos de segurança no trabalho.Acompanhar a execução de obras quando a complexidade assim o exigir.Colaborar na fixação de requisitos de aptidão para o exercício de funções, apontando os riscos decorrentes.Propor medidas preventivas no campo da segurança, em face do conhecimento da natureza das lesões e doenças em decorrência.