Refere-se a quem trabalha na recepção de uma empresa, instituição ou negócio, e tem como principal responsabilidade atender os visitantes ou clientes que chegam, seja por telefone ou pessoalmente.
As funções comuns de uma recepcionista incluem: Atender aos clientes e visitantes, fornecendo as informações solicitadas e encaminhando-os aos setores a) Recepcionar e registrar os visitantes e clientes, e encaminhá-los,seguindo os procedimentos do SGQ; b) Efetuar o cadastro dos pacientes noSIL; c) Efetuar e receber ligações telefônicas, correspondências e mensagens; d) Executar serviços burocráticos, como digitação de documentos, preenchimento de formulários, planilhas e serviços de arquivo correspondente aosetor; e) Realizar serviçosbancários; f) Receber amostras biológicas,seguindo as normas da Biossegurança; g) Imprimir e entregar laudos aos clientes Navegar nas plataformas de plano de saúde; i) Navegar plataforma de laboratório deapoio j) Enviar e-mail e wattsapp; k) Comunicar/ Registrar ao coordenador reclamações de paciente e médicos l) Preparar e servir café, lanche quandonecessário.
m) Realizar limpeza especifica dosetor.