A Recepcionista é a profissional que atende o público seja em recepção física e/ou por telefone em vários tipos de estabelecimentos como hotéis, hospitais, bancos, grandes empresas, etc. Por ser a primeira profissional de sua empresa que o público encontra ao chegar, ela se relaciona com todas as áreas de seu estabelecimento.
A Recepcionista atua na recepção, atende e filtra telefonemas, anota recados e orienta o público e recebe visitantes para encaminhamento aos funcionários na empresa. Em certas empresas ela também é responsável pela compra de materiais de escritório e de suprimentos em geral. Também, ela pode prestar apoio na gestão da agenda e das ligações da diretoria, no esclarecimento de duvidas e no direcionamento de perguntas especificas para funcionários qualificados para responder. Ela também trata da correspondência recebida e organiza sua distribuição nos diferentes serviços da empresa.
Competências em informática são necessárias para organizar planilhas por exemplo. Certas empresas (de grande porte e internacionais principalmente) também pedem noções de inglês. No mínimo, a Recepcionista profissional deve ter o segundo grau completo.
As vagas de emprego estão principalmente concentradas no Sudeste do país e principalmente em São Paulo, na Bahia ou em Santa Catarina.
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