Desde dezembro de 2024 a SPDM/PAIS é responsável, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelo gerenciamento do Hospital Cardoso Fontes.
O Hospital Cardoso Fontes é direcionado ao atendimento de média e alta complexidade. É uma das principais referências hospitalares da Zona Oeste do Rio de Janeiro, reconhecida por sua atuação na área de fisioterapia oncológica, ginecologia, nefrologia (sistema urinário) e tratamentos em crianças com insuficiência renal, pneumologia e urologia.
Responsabilidades
* Coordenar a Unidade de Enfermagem, agindo dentro dos preceitos éticos, respeitando sempre os direitos do paciente e família;
* Coordenar ações de enfermagem, desenvolvendo estratégias e planos de ação a curto, médio e longo prazo, focando na atenção centrada no cliente, informação, análise e resultados;
* Assegurar a retenção, desenvolvimento, desempenho, capacitação, solução de conflitos, troca de comunicação e experiências recompensadas equipes sob sua responsabilidade, mediante acompanhamento e gestão da área de recursos humanos, de acordo com as políticas estabelecidas pela SPDM;
* Implantar sistemas de trabalho, discutindo periodicamente com a equipe, aplicando a revisão das rotinas e elaboração de novos projetos, bem como aprimorar os já existentes;
* Acompanhar as ações de enfermagem, bem como elaborar e atualizar os procedimentos padrões da unidade (POPs);
* Monitorar e intervir quando necessário na escala de atividades do corpo de enfermagem;
* Planejar as escalas dos colaboradores e cobrir possíveis faltas, garantindo que os plantões estejam sempre com quadro completo;
* Gerar relatórios de indicadores (referentes a absenteísmo e alguns processos da unidade), através do prontuário eletrônico;
* Controlar o estoque de material e acompanhar o funcionamento dos equipamentos da unidade, solicitando manutenção ao setor responsável pela engenharia clínica;
* Realizar o monitoramento dos indicadores da Assistência de Enfermagem;
* Realizar o gerenciamento das Comissões de Enfermagem;
* Emitir parecer sobre assuntos relativos à Assistência de Enfermagem das áreas sob sua coordenação;
* Responsabilizar-se pelas atividades de assistência de enfermagem nas áreas sob sua gestão;
* Coletar, monitorar, analisar e divulgar indicadores de desempenho e qualidade;
* Zelar pelo cumprimento das disposições legais e éticas no exercício profissional da enfermagem;
* Coordenar o processo de trabalho da equipe de enfermagem com o objetivo de garantir indicadores básicos de qualidade nas Unidades Assistenciais;
* Realizar gestão estratégica de trabalho, apoiar iniciativas e projetos de interesse do Hospital;
* Cooperar com as demais Diretorias do Hospital e assessorá-las nos assuntos de sua competência;
* Estabelecer comunicação com a equipe médica e administrativa;
* Participar nas ações de formação em serviço que são efetuadas na unidade;
* Efetuar a avaliação de desempenho dos Enfermeiros de acordo com a legislação e orientações da Instituição;
* Acompanhar as atividades junto à Educação Permanente;
* Fornecer relatórios e documentações sempre que solicitado pela Gerência de Enfermagem;
* Acompanhar junto ao gestor imediato e Administração de Pessoal, a situação de cada profissional da equipe junto ao Conselho Regional de Enfermagem;
* Atuar na interface com os diversos serviços na resolução de não conformidades garantindo o desenvolvimento e avaliação de eficácia de todos os processos referentes à Assistência de Enfermagem;
* Realizar as atividades de área/setor, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
Requisitos
* Ensino Superior Completo em Enfermagem;
* Pós-Graduação em Gestão Hospitalar, Gestão em Saúde ou Gestão de Pessoas;
* Experiência em atuação em Unidade Hospitalar;
* Experiência com gestão de equipe;
* Trabalho 100% presencial;
* Local de trabalho: Hospital Municipal - Cardoso Fontes RJ;
* Profissionais de empresas parceiras, fornecedores e/ou prestadores de serviços, vínculo com grau de parentesco ou afinidade no mesmo serviço ou que atuam em outra modalidade contratual (vínculo com o prestador), deverão observar normativas de RH vigentes, através de consulta junto ao setor de Recrutamento e Seleção.
Sobre a SPDM
A SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS) e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, assistentes sociais e dentistas, entre outros.
O Programa de Atenção Integral à Saúde iniciou suas atividades no ano de 2001 no município de São Paulo, se estendendo para outros municípios e estados. Desde o início de suas atividades, o PAIS busca, em parceria com a gestão pública, o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde ofertados aos usuários do SUS.
O Programa tem como objetivo garantir mudanças nos indicadores e na qualidade de vida da população, pautado, entre outros, pelos princípios da integralidade e da equidade, com uma visão estratégica da gestão dos serviços de saúde, definida em um processo de aprimoramento contínuo.
Inclusão
A SPDM oferece oportunidades de trabalho em suas unidades hospitalares, com plano de carreira, para pessoas com deficiência. Para tanto, periodicamente publica anúncio recrutando esses profissionais, nos principais jornais de São Paulo e dos municípios em que se localizam suas unidades.
Missão
Promover ações em saúde integradas com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada, qualidade técnica, com compromisso social e ambiental.
Visão
Ser referência em gestão de serviços em saúde, abrangendo todos os níveis da assistência, garantindo atendimento com qualidade à população dos municípios e estados parceiros.
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